Meio Bit » Arquivo » Ciência » Cortana, que acertou os últimos 9 jogos, garante: Brasil vence Colômbia!

Cortana, que acertou os últimos 9 jogos, garante: Brasil vence Colômbia!

Está todo mundo roendo unha pro jogo de hoje, mas se serve de alívio, pode contar com a Cortana. A assistente digital do Windows Phone previu corretamente as últimas 9 partidas da Copa, usando estatística e probabilidade. Agora ela analisou Brasil × Colômbia. Clique e descubra quem ganha-nah, aqui não é o Buzzfeed: ela escolheu Brasil, mas se quiser clicar para saber como chegou nisso, agradecemos!

10 anos atrás

cortana

Mantendo a tradição de brasileiro acreditar em promessa de moluscos, ninguém esquece o Polvo Paul, que acertou os vencedores de vários jogos da última Copa do Mundo. O que ninguém entende, ou se recusa a entender, é que foi um mero caso de acaso. O polvo era atraído pela cor amarela e as bandeiras dos países vencedores tinham a cor, o que era uma coincidência, mas mesmo que ele escolhesse aleatoriamente, poderia ter chegado aos mesmos resultados.

O Polvo Paul foi um exemplo didático de viés de confirmação, onde as pessoas omitem as evidências que não apoiam a premissa. É um clássico “mau pressentimento” que toda mãe diz ter tido na véspera do desastre mas que esquece que tem sempre que um filho vai viajar. É a chuva que sempre cai em Finados. Neste Nerdologia o Átila explica muito bem como isso funciona, e demonstra que bastam 1.177 animais escolhendo aleatoriamente para chegar aos acertos do Polvo, mas que ninguém mostra os que erraram.

Agora temos um novo candidato a Paul, a Cortana. Até agora ela tem acertado tudo, mas não é por termos 1.177 assistentes digitais pseudosensientes chutando. No caso ela é apenas um frontend pro Bing Predicts, um engine de previsões estatísticas que começou a ser desenvolvido pela Microsoft Research em 2008. Os algoritmos inicialmente previam vencedores do American Idol. Acertaram os 13 finalistas e o vencedor. Depois disso foram usados em jogos universitários, naquele troço que eles chamam de futebol, reality shows e agora, na Copa do Mundo.

Os modelos estatísticos levam em conta centenas de variáveis, como performance dos jogadores em cada tipo de campo, se estão jogando em casa, previsão do tempo, histórico dos times em torneios semelhantes. No momento são nove previsões corretas, zero erradas. No dia 1º perguntei quais as previsões para os próximos jogos. Ela respondeu:

previsao

Ou seja: temos segundo o Bing e a Cortana 68,3%. Consultando AGORA, 2 h antes do jogo, ela foi mais categórica ainda:

cortana2

Lembre-se, isso é probabilidade, não é mãe Diná nem Jucelino da Luz. Ninguém está dizendo que o Brasil VAI ganhar, mas que estatisticamente tem excelentes chances. No fundo é uma brincadeira com ferramentas de uso muito mais sério, usadas para prever comportamento de mercados financeiros, colheitas e até guerras.

Claro, daqui a pouco todo mundo pode estar nos comentários zoando a Microsoft, depois do Brasil ter perdido de 5 × 0, ou pode estar comemorando o 10 × 0 da Cortana, cravando mais uma previsão certeira. O importante é entender que acertar todas as previsões até agora não é magia, é puro uso de ciência e tecnologia.

Superstição e pretensão é você achar que usar o mesmo chinelo tem QUALQUER efeito sobre o resultado do jogo.

relacionados


Comentários