Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft Office para tablets Android pode dar as caras em breve

Microsoft Office para tablets Android pode dar as caras em breve

Microsoft começa a mover os pauzinhos para disponibilizar versão otimizada do Office para tablets no Android em breve, assim como fez com o iPad

10 anos atrás

office-ipad-003

Quando a Microsoft finalmente lançou o Office para iPad em toda a sua glória com pompa e circunstância, uma coisa mudou dentro de Redmond e muitos não se deram conta: quando Ballmer era o CEO, a diretiva era não perder para os concorrentes em nada (leia-se Apple), seja hardware ou software, e isso significava privilegiar sua própria plataforma. Isso posto, estava decidido que a versão completa do Office, diferente da versão Mobile seria disponibilizada antes no Windows RT e só depois no iPad, mesmo com o desenvolvimento desta versão mais adiantado.

Só que Ballmer saiu, Satya Nadella assumiu o barco e o conselho já deixou claro: a ordem é fazer grana rápido. Por isso a versão de iPad foi liberada em março, e a para tablets Android não vai demorar a sair.

Tudo bem, o Office Mobile pode ser útil para quem quiser criar e editar seus arquivos e salvar em sua conta no OneDrive (ainda mais agora que ele não mais depende de uma conta do Office 365), mas convenhamos que ele é deveras limitado. A versão disponibilizada para iPad é bem mais completa, sendo o híbrido perfeito entre a versão desktop e apps touch, num trabalho de gente grande desempenhado pela Microsoft. E se ele foi lançado para os tablet da Apple, o passo seguinte seria disponibilizá-lo para os do robozinho.

A Microsoft está procurando beta testers e segundo fontes internas, Redmond está preparando um beta fechado da versão do Office para tablets Android, e esses profissionais vão ajudar a caçar bugs e ajudar no desenvolvimento. Como Nadella já deixou claro, a Microsoft não ficará atada a apenas uma plataforma, e vai fazer de tudo para lançar produtos otimizados e de qualidade nos dispositivos de seus pretensos concorrente, que ela vê como parceiros. Afinal, o negócio da Microsoft é vender software, e hardware vem em segundo plano.

A Microsoft pretende lançar uma nova versão do Office para Mac ainda em 2014, e tudo leva a crer que a suíte de escritório otimizada para tablets Android apareça também antes do fim do ano. Já a versão touch para Windows RT não deve ser lançada antes de 2015. E claro, assim como ocorre no iPad, a versão do Android também dependerá de uma assinatura do Office 365, que atualmente custa R$ 209 por ano (ou R$ 169 no plano Personal).

Fonte: TV.

relacionados


Comentários