Home » Internet » DEFCON 1 — visualização de um ataque DDOS

DEFCON 1 — visualização de um ataque DDOS

A internet está cada mais mais perigosa. Não tanto pra nós, indivíduos somos peixes pequenos, mas para empresas. Ataques coordenados envolvendo milhões de ataques isolados derrubam até sites como o Facebook, ao menos por alguns minutos. Clique e veja como um ataque desses alvejou a Microsoft (provavelmente) no melhor estilo guerra nuclear.

5 anos atrás

wargames4

Uma das cenas mais dramáticas do excelente Wargames mostrava os ICBMs soviéticos atingindo as cidades americanas. Não com lindos efeitos de CGI (que ainda não existia) mas com um simples mapa em gráficos vetoriais. Quando o WOPR começa a calcular ataques e contra-ataques cada vez mais rápido o efeito psicodélico é intenso. Essa semana vi uma cena parecida, mas real e bem assustadora.

Os ataques DDoS já são velhos conhecidos, mas estão ficando piores. Antigamente eram script kiddies brincando com o LOIC, hoje são redes de dezenas de milhares de PCs Zumbis, comandados por hackers russos e chineses em sua maioria, atrás de algo muito mais valioso do que LULZ: dinheiro.

Sobrecarregando redes e servidores com requisições, esses ataques tiram do ar mesmo as mais robustas redes. Claro, é possível deter esses ataques, mas demanda gente bem competente em todas as partes do processo, dos backbones ao webmaster. Recentemente o ótimo agregador de RSS Feedly foi alvo de um ataque com objetivo explícito: chantagem. Não deu certo. Os engenheiros conseguiram filtrar os pacotes malignos. Tentaram de novo mas o segundo ataque foi mais fraco.

É complicado entender um ataque DDoS, mas há ferramentas visuais que dão uma idéia bem próxima da quantidade de informação trafegada, como os sistemas de visualização em tempo real da NORSE. Dia 19 eles detectaram um ataque pesado contra os servidores do que imagino ser a Microsoft (Há mais alguma coisa em Washington? OK, pode ser a Starbucks). Veja que coisa nuclearmente sinistra:

Esses ataques estão de ser raros, e a menos que você queira sair correndo para tirar seu computador na tomada, não clique neste link para visualizar ataques realtime em escala global. OK, estou brincando, clique sim, é legal pra caramba. Se você não estiver no destino do ataque, claro.

Felizmente o MeioBit é imune a esse tipo de ataQ#*$UIU [email protected][email protected]((*#@(NO CARRIER

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários