Meio Bit » Arquivo » Hardware » Nokia X2, o novo (ou primeiro) Android da Microsoft

Nokia X2, o novo (ou primeiro) Android da Microsoft

Microsoft apresenta o Nokia X2, o primeiro smartphone Android fabricado sob sua tutela após a aquisição da companhia finlandesa em 2013

10 anos atrás

nokia-x2-002

Embora pareça estranho para quem está de fora, a Microsoft ganha muito dinheiro com o Android. Ainda assim, isso não impediu a companhia de abraçar o sistema operacional do Google, ainda que através de um fork para lançar seus próprios produtos. Originalmente um plano B, a linha Nokia X hoje é vista como um produto alternativo de Redmond voltado para o mercado emergente.

Stephen Elop já havia dito que não havia interesse em matar a marca e focar apenas no Windows Phone, e agora chega a comprovação com o Nokia X2, o segundo smartphone da companhia finlandesa a rodar o SO do robozinho, e o primeiro produzido sob o guarda-chuva da Microsoft.

A intenção da Microsoft é claramente oferecer um produto intermediário, próximo da experiência do Windows Phone mas alimentado pelo Android, aliado à característica principal da Nokia que é a durabilidade de seu hardware (embora provavelmente o uso do nome não dure). Ainda que ele tenha sido sensivelmente melhorado em relação ao Nokia X ele ainda é um Android de entrada básico; dessa forma o X2, mesmo sendo mais barato não corre o risco de queimar a linha Lumia, mesmo os modelos mais baratos como o Lumia 520 ou os mais recentes 630 e 635. Para se ter uma ideia, o atual entry-level do WP8, o Lumia 630 conta com processador quad-core, já o X2 ainda possui um dual-core.

Vejamos suas especificações:

  • SoC Snapdragon 200, dual-core Cortex-A7 com clock de 1,2 GHz e GPU Adreno 302;
  • 1 GB de RAM;
  • 4 GB de espaço interno, expansível via Micro-SD até 32 GB;
  • display IPS de 4,3 polegadas com resolução de 480 x 800 pixels (217 ppi);
  • câmera principal de 5 MP com auto-foco, Flash LED e grava vídeos em HD a 30 fps; câmera frontal VGA;
  • rede 3G, Wi-FI, GPS, GLONASS, Bluetooth 4.0;
  • bateria de 1.800 mAh.

Claro, é importante lembrar que mesmo rodando Android, você não terá acesso direto aos serviços do Google, até porque como é um fork desenvolvido em cima da Google AOSP, ele não conta com os app nativos. Como forma de dar um gostinho aos usuários do que seria a experiência Windows Phone, o Nokia X2 é integrado com os serviços da Microsoft como Outlook, Skype (aliás, quem comprar o aparelho leva um mês de chamadas grátis) e os serviços HERE Maps e GERE Drive da Nokia.

O Nokia X2 será lançado mundialmente em julho (espera-se que no Brasil também) e o preço sugerido é de US$ 135.

Fonte: TC.

Leia também:

relacionados


Comentários