Meio Bit » Arquivo » Indústria » Europa e Pior Coréia se unem para padronizar o 5G

Europa e Pior Coréia se unem para padronizar o 5G

A boa notícia é que parece que dessa vez não teremos intermináveis brigas de egos comerciais para determinar qual padrão tecnológico responderá pelo 5G. Por outro lado, mesmo a Pior Coréia e a União Européia tendo assinado um acordo de cooperação, o 5G não chegará tão cedo. A previsão mais otimista? Algum momento entre 2020 e 2030.

10 anos atrás

samsung_showgirls

Toda vez que surge uma nova geração de protocolos de telefonia celular é a mesma coisa: empresas, consórcios e grupos de interesse se pegando de paulada, cada um puxando a sardinha pro seu lado. No final, acabamos com formatos que nem sempre são ideais, que levam muito mais tempo para implementar e que a própria escolha consumiu anos desnecessários.

Agora parece que será diferente. A Pior Coréia é sede da Samsung, LG e várias outras empresas de ponta, e quanto mais cedo chegarem a um padrão ele poderá ser desenvolvido com garantias de que não jogarão pesquisa fora. A Europa por sua vez adora regular tudo, a ponto de determinarem regras para o grau de curvatura aceitável em bananas. Desta vez decidiram dedicar seu tempo a algo mais útil.

A Comissão Européia e a Pior Coréia assinaram um acordo de cooperação onde irão desenvolver em conjunto o protocolo para comunicação de dados celulares de 5ª Geração. Mas não saia correndo para a Loja da Samsung ainda.

O 5G ainda não está pronto. Os programas conjuntos de pesquisa e desenvolvimento só começarão em 2016/2017. Espera-se que o 5G chegue ao mercado em algum momento entre 2020 e 2030.

Quando chegar será uma maravilha, claro. Envolverá TV em alta definição, armazenamento na nuvem, jogos e velocidades de fibra na casa dos gigabits. Prometem que com uma conexão 5G você será capaz de baixar 1 h de vídeo HD em 6 segundos, ao contrário das conexões atuais 4G, onde o mesmo filme levaria 6 minutos para ser baixado.

Em teoria, claro.

Se posso brincar de profeta, e hoje é terça-feira, 21 de agosto de 2025, e você está lendo este texto via link cerebral direto enquanto passa o tempo até seu Aerotrem chegar, posso garantir: você está reclamando da franquia de sua operadora de dados, da bateria de seu OmniPad, do interminável buffering do NetFlix 16K e dos anúncios do YouTube.

Fonte: BI.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários