Home » Ciência » A Fraude da Fraude da FIFA nas Redes Sociais

A Fraude da Fraude da FIFA nas Redes Sociais

O tempo passa, o tempo voa, a poupança Bamerindus continua uma boa e os espertonautas da internet continuam a armar seus golpes. Agora são os perfis de “denúncia” contra a FIFA, alegando fraude nos jogos: para “provar” seu ponto vários perfis já estão preparando os posts avisando com antecedência dos resultados dos jogos. Pior, eles vão acertar. Como? Eu conto…

5 anos e meio atrás

fraudefifa

Um dos espertões menos espertos. Cortesia do Gabriel, via tuinto.

No último Nerdologia o Átila comenta um velho truque, que aprendi em um episódio d'Os Simpsons. Funciona assim: digamos que você quer vender um livro de dicas esportivas e não tem um DeLorean. Como proceder?

Simples: pegue um mailing de 10 mil fãs de esporte. Faltando 5 jogos pra final do campeonato, mande para 5.000 uma carta dizendo que o time A irá vencer. Para os outros 5.000, mande a carta com a vitória do time B.

O Time A ganhou. Elimine os endereços que receberam a previsão do time B.

Próxima rodada: dos 5.000 que receberam a previsão correta, para 2.500 diga que o Time A irá vencer, para 2.500 avise que será o Time C.

Time A ganhou. Elimine os outros 2.500, repita o processo.

Ao final um grupo de torcedores terá recebido cartas prevendo EXATAMENTE o resultado do jogo, eles acreditarão que você tem poderes paranormais ou um método INFALÍVEL para prever resultados esportivos, e por apenas R$ 250,00 está disposto a dividir esse segredo.

Isso acontece MUITO nos EUA, onde a cultura de apostas é bem maior do que aqui, mas o Brasil arrumou um jeito de bagunçar do mesmo jeito. Somos a terra do Jucelino da Luz, da (finada) Mãe Diná, dos pais de santo no final de ano, das ciganas, videntes e do mau pressentimento. E das conspirações. O brasileiro adora culpar as estrelas por seus problemas, quando sabemos que as estrelas só são culpadas por causar câncer em jovens atraentes.

Walter Mercado

TUDO aqui é “fraude”, ninguém aceita um resultado negativo, admite uma derrota. Eleição? Fraude. BBB? Roubado. Enquete online? Ganhou por usar bot (sendo que todos usam, então a fraude se anula).

Se o resultado não agrada, é comprado, manipulado, há “interesses ocultos”. E aí o poder desses interesses é infinito. Tira páginas do Facebook, apaga perfis do Twitter, interfere em redes celulares e escolhe vencedores da Copa do Mundo.

Isso atraiu uma escória de desocupados digitais da pior espécie, o pessoal que quer atenção a qualquer custo. Eles apostam na ingenuidade alheia, e ninguém nunca perdeu dinheiro fazendo isso. O truque é uma variação do esquema descrito no começo do texto. Se tornou popular com o penúltimo BBB, um desocupado “adivinhava” quais seriam os eliminados, e provava com twits enviados antes da eliminação.

Como o sujeito fazia isso? Fácil.

1 — Crie um perfil de denúncia no Twitter;

2 — Marque o perfil como privado;

3 — Post tweets avisando do vencedor, “Fulano vai ser eliminado hoje”;

4 — Repita o post para todos os candidatos a eliminação;

5 — Depois que sair o resultado, apague os que não acertaram, deixando somente a previsão correta;

6 — Torne o perfil público, repasse para otários inocentes e veja o circo pegar fogo.

Cardoso_FIFA_fraude

O mané das imagens acima esqueceu de fechar o perfil, são mais de 300 tweets repletos de “resultados” da Copa.

Existem muitas formas de tirar dinheiro de trouxas. Fingir que é capaz de prever o futuro é uma das melhores, e não há forma mais garantida de acertar previsões para o futuro do que prever o futuro do passado. Portanto, cuidado com perfis de denúncias escabrosas acertando tudo com precisão absoluta. Eu sei que vai soar inacreditável, mas nem tudo que está na internet é verdade.

relacionados


Comentários