Meio Bit » Arquivo » Games » Final Fantasy Type-0 HD é confirmado para PS4 e Xbox One

Final Fantasy Type-0 HD é confirmado para PS4 e Xbox One

Square-Enix anuncia port HD de Final Fantasy Type-0 somente para PS4 e Xbox One e lançamento de Final Fantasy Agito para smartphones no ocidente

10 anos atrás

final-fantasy-type-0

Indícios de que a Square-Enix estaria enfim planejando uma localização de Final Fantasy Type-0 para o ocidente já estavam circulando nos últimos dias, embora muita gente tenha reclamado que a produtora só resolveu fazê-lo agora, às vésperas do lançamento da tão aguardada tradução feita por fãs para o game do PSP. Eu não penso assim; embora admire o esforço dos fãs, uma versão oficial em um console superior como o PS Vita, que seria a escolha lógica seria uma opção a mais para curtir o game.

Pois bem: a tradução saiu e um dia depois a Square confirma seus planos, mas não como todos imaginavam.

Contrariando a expectativa de todos, a produtora japonesa revelou que Final Fantasy Type-0 HD será um título exclusivo para PS4 e Xbox One. Em comunicado oficial, o diretor do game Hajime Tabata diz que "a voz dos fãs ocidentais foi crucial para o desenvolvimento do game", embora a Square-Enix tenha preferido portá-lo para os consoles de mesa ao invés de seguir o caminho mais lógico e natural, que seria migrá-lo para o PS Vita. O pior de tudo é que o anúncio oficial feito através do PS Blog estava errado no início, dizendo que o game seria lançado para o portátil da Sony. A errata pode ser lida no início da postagem.

A reclamação dos fãs está além de épica, entretanto é um fato que isso não culpa apenas da Square-Enix: aparentemente a Sony se convenceu de que como console portátil o PS Vita não tem a menor chance frente ao Nintendo 3DS, se resignando a vendê-lo como uma mera segunda tela do PS4. O fato do PS Vita TV ter mudado de nome para PlayStation TV e ser vendido como um set-top box e não um console reforça ainda mais essa possibilidade. Mais ainda, a conferência da Sony na E3 2014 teve ZERO lançamentos exclusivos para Vita, salvo multiplataformas e ports de indies. Na minha opinião, Type-0 é um game que o PS Vita precisa. Entretanto a atual posição da Sony em privilegiar o PS4 eliminou a possibilidade de lançá-lo também para o portátil. Não sou contra as versões de consoles, apenas que uma terceira não seria nada mal.

Como mencionado antes, o principal motivo de Type-0 ser localizado somente agora é o lançamento no ocidente de Final Fantasy Agito, o game para iOS e Android que serve como prequel dos eventos mostrados no primeiro título. Nenhum dos games possui data de lançamento.

Fonte: S.

relacionados


Comentários