Meio Bit » Arquivo » Internet » Ataques DDoS derrubam Feedly, Evernote e outros serviços

Ataques DDoS derrubam Feedly, Evernote e outros serviços

Ataque DDos massivo ataca diversos serviços como Evernote, Feedly, Vimeo e outros; Feedly revela que está sendo extorquido pelos hackers

10 anos atrás

evernote

Hoje não está sendo um bom dia para se acessar feeds e anotações online. Ataques DDoS vitimaram na noite de terça para quarta tanto o Evernote quanto o Feedly, e embora o primeiro tenha conseguido em partes reverter a situação, o segundo ainda sofre com instabilidades. Outros serviços também estão sofrendo com os ataques.

Na noite de ontem, o Evernote revelou via Twitter que estava passando por problemas e uma hora depois, confirmou que se tratava de um ataque DDoS, o que havia tornado o serviço indisponível para a grande maioria de seus 100 milhões de usuários. Posteriormente o serviço voltou a funcionar, mas a empresa avisou seus usuários que "problemas podem ocorrer" dentro do prazo de 24 horas, contados a partir do retorno à normalidade às 23 horas de ontem. Até o presente momento o Evernote funciona bem, mas instabilidades são esperadas.

O caso do Feedly é mais grave. Desde a morte do Google Reader o agregador de RSS mais utilizado (principalmente por ser gratuito, ter uma interface customizável e porque permitiu a migração direta dos usuários Google para seus serviços) está sofrendo um ataque massivo desde esta manhã, e segundo o comunicado da empresa eles a estão extorquindo como forma de deixar o serviço em paz. A mesma avisa que não vai ceder às pressões dos hackers e está tomando medidas para contornar a situação. O Feedly já acionou as autoridades, entretanto a perspectiva é que o serviço demore para voltar ao ar.

Normalmente ataques DDoS não se refletem em falha de segurança ou roubo de dados, já que se trata de um acesso massivo e coordenado buscando sobrecarregar os servidores de empresas e serviços. A atitude dos hackers de exigir resgates em dinheiro como forma de cessar o ataque é corriqueira, entretanto o Feedly está certo em não aceitar as exigências.

No momento o Feedly está completamente offline, mas costuma dar alguns soluços e volta a funcionar de forma precária. Caso você consiga acessá-lo em algum momento, eu sugiro exportar o arquivo .OPML e migrá-lo para outros agregadores como The Old Reader e NetVibes, como forma de manter-se atualizado.

Em menor escala, serviços como Bit.ly, Vimeo, Meetup, Basecamp e outros também estão sendo afetados, no que parece ser um ataque de escala muito maior do que se imaginava até então.

Fonte: TC.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários