Home » Hardware » MIT demonstra braços robóticos auxiliares. De onde tiraram essa idéia?

MIT demonstra braços robóticos auxiliares. De onde tiraram essa idéia?

Mãos e braços robóticos não são novidade, mas um grupo de pesquisadores trabalha em projetos para não só recuperar, mas ampliar a capacidade humana. É o caso do Supernumerary Robotic Limbs, do MIT. Eles querem criar braços auxiliares robóticos, o que é uma ótima notícia a menos que você se chame Peter Parker, mas se você se chama Peter Parker já está acostumado a notícia ruim.

5 anos e meio atrás

doctor-octopus

Uma das coisas (ok, uma das poucas) do Dr Octopus, Oquinho pros íntimos, é que ele não queria ser um supervilão, seus braços robóticos eram uma ferramenta para agilizar seu trabalho no laboratório. Apesar de não saber contar (ou achar que braços e pernas são intercambiáveis então a soma é 8) Stan Lee acertou. Membros extras são uma vantagem evolucionária (NÃO CLIQUE!) em determinadas condições.

Uma cauda seria extremamente útil hoje, para mexer mouses, atender celulares, coçar a cabeça sem parar de digitar e fazer aquele amorzinho gostoso como só em Pandora se faz, mas a Evolução é implacável. Nossos parentes perderam cauda muito cedo. Ela funciona como peça de equilíbrio para caminhar semi-ereto E como membro preênsil, mas acima de um determinado peso, não dá. Teria que ser muito mais pesada e forte, e os próprios galhos não aguentariam. Macaco gordo vira comida de onça.

Já hoje em dia um acessório desses seria legal, e onde a Evolução não ajuda, a tecnologia dá u'a mão. Ou um braço. Ou dois.

w640

O nome do brinquedo é Supernumerary Robotic Limbs, um projeto em desenvolvimento pelo MIT e financiado em grande parte pela Boeing. O objetivo é fazer com que trabalhadores mais experientes e de certa idade sofram menos lesões, se cansem menos e contribuam com mais tempo com sua expertise.

Por enquanto estão em fase inicial, mas os vídeos são legais.

Esse aqui, nesse estágio, do jeito que está já seria maravilhoso pra qualquer um que já tentou montar um guarda-roupa sozinho.

Neste aqui são demonstradas capacidades de mímica de movimentos. É bem útil quando você quer parecer ameaçador pra algum cabeça-de-teia. Acho excelente, pois Mão do Luke é legal e tudo mas maneiro mesmo era a PowerLoader da Ripley, dando porrada na Rainha Alien!

Fonte: IEEE.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários