Home » Internet » E o Meio Bit completa hoje 10 anos: o que estou fazendo aqui mesmo?

E o Meio Bit completa hoje 10 anos: o que estou fazendo aqui mesmo?

Há exatos dez anos, dois estudantes de medicina fundavam o Meio Bit. Conheça um pouco dessa nossa história. Você tem algum texto favorito? Prefere algum autor em especial?

5 anos atrás

Você lembra o que estava fazendo há exatos 10 anos? Eu não, mas provavelmente o tio Laguna estava no PC desktop da família procurando no FórumPCs um belo presente de aniversário para seus 20 anos, que seria (e o de 30 será) em uma semana. Ou isso ou xingando muito nos fóruns Herói, Henshin e Taisen Kawaii como o otaku que eu era.

Enfim, naquele 31 de maio de 2004, dois amigos estudantes de medicina decidiram o nome do espaço onde opinariam de vez em quando sobre tecnologia, um assunto que adoravam acompanhar: assim nascia o 1/2 bit. Alguns dias depois, começaram a escrever de facto naquele blog que acabara de ser fundado.

Nos meses seguintes, eram poucos os visitantes e menos ainda os comentaristas, mas ainda em 2004, Leonardo Faoro e Luiz Eduardo Nercolini tiveram a grande ideia de incluir um fórum phpBB naquele website recém-nascido, para que os poucos comentaristas pudessem complementar seus comentários feitos no blog e, quem sabe, criar algum conteúdo novo.

Laguna_MeioBit_2004_Logo

Eu não cheguei a ver esse logo de 2004 quando comecei a ler o MeioBit

A comunidade em volta do 1/2 bit então crescia e alguns queriam ser mais que apenas leitores, participando ativamente do blog: no final de 2005, outro estudante de medicina aparece como autor de textos na capa daquele pequeno blog. Era o Ricardo Bicalho, que logo depois tornar-se-ia um dos primeiros sócios de um dos maiores blogs de tecnologia do Brasil.

A coisa estava ficando séria: com o tempo, o agora Meio Bit recebia mais sócios e autores. Para não me alongar muito, vou apenas citar algumas das estreias mais lembradas:

2006 — Carlos Cardoso, Fabiane Lima e Marcellus Pereira;
2007 — Dori Prata e Gilson Lorenti;
2008 — Felipe Cepriano, Joel Nascimento Jr, Nick Ellis e eu;
2009 — Rodrigo Ghedin;
2010 — Alexandre Franco, San Picciarelli e Yeltsin Lima;
2011 — Stella Dauer e Marcel Dias;
2012 — Josh Noronha;
2013 — Ronaldo Gogoni, Matheus Gonçalves, Ricardo Fraga e Silmar Geremia;
2014 — Estrela Steinkirch.

Alguns autores continuam conosco, outros decidiram partir para vôos-solo e alguns sócios abandonaram os blogs para se dedicarem à outras ocupações offline. Mais informações sobre a atual equipe aqui.

No caso do tio Laguna, comecei a ser leitor do Meio Bit em 2007 por causa deste texto, mas eu só me registrei para comentar no dia 31 de março do ano seguinte e meu primeiro de vários textos no Fórum Meio Bit só veio uns dias depois. No final de 2008, um deles foi publicado no blog e assim o tio Laguna estreava na capa do blog.

Continuei a escrever esporadicamente no Fórum MB e, em junho de 2009, o Leo, o Bicalho e o Nick me chamaram para ser autor do blog. Eu recusei num primeiro momento o convite pela minha irregularidade no que tange à freqüência de meus textos, mas acabei aceitando entrar na equipe uns meses depois.

Desde então, venho atuando mais nos bastidores que na capa do blog: em 2012, por exemplo, além de ser editor-assistente e revisor, fiquei responsável por gerenciar as fanpages no Facebook e Google Plus.

Olha, particularmente só escrevo um texto sobre algum assunto que goste e que eu possa dar minha opinião de forma a gerar alguns bons comentários. Escrevo aqui mais como um hobby que me paga bem, mas tento ser o mais profissional e responsável possível. E espero poder escrever aqui no MeioBit por mais uns 10 anos, quem sabe. 😉

E você, como veio parar aqui? Qual é o seu autor favorito do MeioBit? Você lembra de algum texto que lhe marcou bastante por aqui?

😎

P.S.: como o Nick Ellis, nosso CEO, já adiantou no último Sala da Justiça, teremos um programa especial próxima semana. Fiquem ligados!

Leia também:

relacionados


Comentários