Meio Bit » Arquivo » Hardware » Este raptor-robô é tão rápido quanto a Cheetah do Google

Este raptor-robô é tão rápido quanto a Cheetah do Google

Instituto de Tecnologia da Coreia do Sul apresenta raptor-robô que corre a 47 km/h, a mesma velocidade do Cheetah da Boston Dynamics

10 anos atrás

raptor-robot-korea

Calma, não é como se o Google tivesse um guepardo de estimação zanzando pelos jardins de sua sede em Mountain View. Na verdade ele corre em um ambiente controlado, pois estamos falando do Cheetah, um robô-batedor da Boston Dynamics que atingiu a alucinante velocidade de 47 km/h e que já vimos aqui, mostrado junto com a versão do MIT.

Agora um instituto da Coreia do Sul apresenta o Raptor, um robô que alcança a mesma velocidade, mas que corre com mais graça e desenvoltura.

Em primeiro lugar, vejamos o Cheetah da Boston Dynamics que lembrando, hoje pertence ao Google:

Embora extremamente veloz, os pesquisadores sacrificaram a fidelidade ao Reino Animal em prol da velocidade, mas ainda assim o projeto é sensacional. Agora vejamos o que o MIT atingiu, com seu guepardo-robô:

Perceberam a diferença? Embora não seja tão veloz como o Cheetah, ele se movimenta de forma muito semelhante ao guepardo original, possuindo uma espinha dorsal que serpenteia tal qual como a do animal, quando ele muda de trote para galope.

Agora surgiu o projeto do Instituto Avançado da Coreia de Ciência e Tecnologia (KAIST) chamado Raptor, inspirado diretamente no famoso e diminuto dinossauro do período Cretáceo: esqueçam os lagartões de Jurassic Park: eles eram na verdade o Deinonychus, e na época discutia-se ele pertencia ou não à família dos raptors; por fim decidiu-se que não, mas o esperto Spielberg resolveu valorizar o filme e trocou o nome do Deinonychus pelo do dino mais popular.

Curiosamente os sul-coreanos ignoraram a parte que faz alusão à velocidade do Velociraptor; o presente nome do robô significa apenas "ladrão". Ainda assim o robô é formidável: mesmo preso a um eixo para dar sustentação, ele atingiu os mesmos 47 km/h que o Cheetah, com a vantagem que como ele se locomove como o Velociraptor (e como as aves, por tabela), ele é capaz de transpor obstáculos como demonstrado abaixo. Ao adicionar uma "cauda" para garantir estabilidade, o robô conseguiu manter uma velocidade estável e correr com certa graça. Veja o vídeo:

O mais surpreendente é que embora incompleto, um robô bípede capaz de correr em ambientes irregulares a 13 km/h é algo impressionante, podendo no futuro ser capaz de ser utilizado como uma sonda em missões de reconhecimento, buscando bombas, minas e soldados inimigos em planaltos, dependendo de quão bem camuflado ele estiver. Já em um ambiente plano ele tem potencial de se tornar um batedor formidável.

Fonte: CNet.

relacionados


Comentários