Home » Áudio e vídeo » Acabou a farra: Vimeo anuncia controle de Copyright

Acabou a farra: Vimeo anuncia controle de Copyright

Acabou a farra: o Vimeo, terra segura para vídeos mais ousados, criativos e liberais, proibidos no YouTube, agora vai passar a monitorar os uploads atrás de violações de copyright, como músicas comerciais usadas sem autorização.

5 anos atrás

scarjo

O YouTube já foi um lugar legal. Hoje controla direitos autorais com uma fúria stalinista, matando sem dó projetos como o #365 Músicas do Nick Ellis, como se covers gravados em casa com um iPad fossem destruir carreira de bandas estabelecidas. Em outros casos a NASA teve seu canal bloqueado quando uma emissora de TV de Bumfuck, ND alegou violação de copyright, sendo que o vídeo da NASA era o ORIGINAL que a emissora usou numa reportagem.

O melhor mesmo foi quando um vlogger cearense foi intimado a provar que tinha direito a usar uma música da trilha sonora de um vídeo. A música em questão havia sido retirada da página de músicas em domínio público sugeridas pelo YouTube.

Por causa disso muita gente migrou conteúdo mais “sensível” para sites como o Vimeo e o Daily Motion, onde você acha preciosidades como um vídeo de 9 minutos com a musa nerd Sara Jean Underwood fazendo yoga pelada (de nada). Bem menos visados, esses sites permitem nudez e  material com direitos autorais nebulosos, mas nem de longe são antros de pirataria.

O Vimeo é reconhecido como um player superior em qualidade, bem menos atravancado que o YouTube e muitos videomakers (“videomaker” denuncia a idade) o preferem para divulgar seus trabalhos.

Problema: o Vimeo cresceu e está prestes a cair na mira das gravadoras e estúdios. Só que eles não podem bancar um processo de mais de US$ 1 bilhão, como o Google quando comprou o YouTube. A solução é correr atrás do conteúdo “ilegal”. Por isso estão lançando um serviço de identificação automática de áudio e vídeo.

Diz o Vimeo que essa implementação vai ser gentil, que será possível trocar o áudio proibido por músicas da loja oficial do Vimeo, o filtro de comparação será executado quando você subir o vídeo, e terá ampla possibilidade de defesa.

Então tá.

Fonte: Vimeo.

relacionados


Comentários