Meio Bit » Arquivo » Hardware » OwnFone apresenta celular em braile com peças impressas em 3D

OwnFone apresenta celular em braile com peças impressas em 3D

Empresa criadora do celular simples para realizar apenas ligações apresenta versão do OwnFone com teclado em braile, própria para deficientes visuais

10 anos atrás

ownfone-braile

Vocês se lembram do OwnFone? Na época uma ideia controversa, um celular extremamente simples que serve única e exclusivamente para fazer ligações é uma alternativa interessante para pessoas que só querem o básico, para aqueles que não conseguem se adaptar ao novo, como idosos ou mesmo para crianças. Leve e minúsculo, o aparelho é pré-programado de fábrica com os números que o cliente mais pretende utilizar. Ele não possui tela nem teclado, apenas botões dedicados a cada contato.

Agora a OwnFone apresenta uma variante com a descrição dos botões em braile, para facilitar a vida de deficientes visuais que ainda não adequaram com smartphones.

Veja bem, não é como se cegos não conseguissem utilizar um iPhone ou um Android, mas nem todo mundo é o Lucas Radaelli. Aqueles que não se acostumam com o modo ditado dos smartphones e que foram alfabetizados em braile sentem a dificuldade de não ter uma superfície que eles possam ler, e por consequência saber o que ativar. Isso e claro, o valor dos aparelhos também deve ser levado em conta. Muitos só querem um celular para contatarem um número limitado de contatos, e é aí que a nova versão do OwnFone entra.

De acordo com a companhia britânica, o celular em Braile é o primeiro do tipo a ser comercializado, embora haja registros de outros aparelhos que também possuíam teclados na linguagem dos deficientes visuais (segundo a OwnFone, apenas protótipos). O princípio é o mesmo do modelo tradicional: o cliente envia para a OwnFone quantos e quais contatos ele gostaria que seu celular tivesse (máximo de quatro, ou três se optar por incluir o número 0118 999 881 999 119 7253 999 de emergência), e o aparelho é montado com peças produzidas em impressoras 3D, "que possibilita um modo rápido e barato de criar botões em braile personalizados", diz um representante. Caso o cliente não saiba ler em braile, a OwnFone pode imprimir as teclas com o texto em alto relevo.

O preço do aparelho personalizado começa em £ 67,50, o equivalente a cerca de R$ 250 e por enquanto será vendido apenas no Reino Unido. Customizações como cor e design contam pouco, já que o usuário não vai ver mesmo.

Fonte: BBC.

relacionados


Comentários