Meio Bit » Arquivo » Games » Steam Machines não seriam um bom negócio para as fabricantes

Steam Machines não seriam um bom negócio para as fabricantes

Mesmo com preços bem salgados, empresas que fabricarão Steam Machines dizem que não terão muito lucro e lançam desconfiança sobre o futuro da iniciativa da Valve.

10 anos atrás

alienware-steam-machine

Em setembro do ano passado a Valve causou um estardalhaço na indústria de games ao revelar os três pilares que usaria para tentar levar o PC para a sala de estar dos jogadores. Apesar de toda a atenção despertada na época, de lá para cá a empresa praticamente não tocou mais no assunto e enquanto o seu joystick permanece sem uma data de lançamento e o SteamOS ainda parece longe de sua versão final, são as Steam Machines que começam a dar sinais de que poderão não ser um bom negócio.

Mesmo com a maioria delas tendo um preço bem acima do que poderíamos considerar acessível, o gerente geral da Alienware fez uma revelação que sugere que as fabricantes que se arriscarem neste ramo poderão enfrentar sérios problemas.

Segundo Frank Azor, a Steam Machine que sua empresa venderá certamente será o sistema menos lucrativo de seu catálogo e se considerarmos que a Alienware é conhecida pelo preço um tanto salgado de seus produtos, a situação se torna bastante preocupante.

Quem concordou com a declaração foi Kelt Reeves, presidente da Falcon Northwest Computer Systems, que pretende lançar uma máquina baseada na sua plataforma chamada Tiki e que acredite, terá sua versão mais barata sendo vendida por salgados US$ 1.799.

Já na opinião de Tuan Nguyen, diretor da iBuyPower, algo que poderá atrapalhar a iniciativa é a fragmentação, possivelmente confundindo os consumidores da mesma maneira como vemos acontecer com o Android e se por acaso a Valve decidir lançar sua própria Steam Machine, essas fabricantes poderão ficar numa situação ainda mais delicada.

Mesmo adorando a ideia de um computador pronto para entregar jogos, algo que poderia realmente conquistar mais jogadores, é evidente que o preço terá um papel fundamental nesta equação e custando tão caro, por que alguém investiria na aquisição de uma Steam Machine? Além disso, se as empresas lucrarão pouco com elas, não me espantarei se muitas desistirem da ideia pouco tempo após essas máquinas chegarem às lojas.

Provavelmente essas fabricantes possuem estudos que mostram que eu estou errado, que existe interesse em computadores tão caros, mas particularmente não vejo o menor sentido em investir em algo nesses moldes e se o objetivo da pessoa for fugir da complexidade do PC, os consoles ainda parecem ser a melhor opção.

Fonte: WSJ.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários