Home » Internet » Americanos só assistem 17 canais de TV

Americanos só assistem 17 canais de TV

Em média, nos EUA as casas recebem 189 canais, mas eles só assistem 17. Por que isso, meu Deus?

5 anos e meio atrás

Uma pesquisa da Nielsen descobriu que, embora a residência média norte-americana tenha acesso a 189 canais, eles só assistem 17. E você aí, sofrendo na VPN, para ter acesso aos canais americanos. Hoje, eu nem sei quantos canais tenho na SKY, e nem vou incluir YouTube e Netflix, pois fogem ao conceito de canal.

ver tv / pexels

Mas tudo isso até que faz sentido, pois nossa "lealdade" mudou. O usuário de TV por assinatura desmamou da Globo. Nos EUA, desmamou das três grandes: ABC, CBS e NBC. Atualmente, nossa lealdade responde a programas, não a emissoras. Por isso, inclusive a Arrested Development migrou, com sucesso, para a Netflix.

Se você parar e pensar verá que faz o mesmo. Tenho uma ilha de preferência na SKY, entre o History e Discovery, de vez em quando passo no SciFi SyFy, mas há toda uma região inexplorada mais para o final da grade. Eu sequer sabia que tinha TCM até lançarem o ELAS. E isso é um problema.

A audiência em TV a cabo ainda é menor que a da TV aberta, e se concentra em alguns canais maiores. Caímos no grande desespero do Século XX/XXI: temos mais conteúdo do que conseguimos consumir. E como somos criaturas de hábito, é quase fisicamente doloroso deixar de ver uma boa reprise, para explorar as imensidões desconhecidas do Canal 105 em diante.

O que pode ser ruim mesmo é que, na Internet, talvez seja viável manter um canal pequeno quase sem audiência, mas na vida real o custo é proibitivo. Pode ser que a aparente fartura de canais seja somente uma fase. Em Star Trek: Voyager foi dito que a forma de entretenimento conhecida como televisão não durou muito além de 2040. É bem possível que mais uma vez Star Trek tenha previsto o futuro.

Com informações: Nielsen

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários