Meio Bit » Arquivo » Internet » Apple ficou com invejinha dos selfies da Samsung

Apple ficou com invejinha dos selfies da Samsung

Apple vai contratar gerente de buzz marketing que será encarregado de criar campanhas virais agressivas como a da Ellen DeGeneres no Oscar, ideia da Samsung

10 anos atrás

Laguna_EllenDeGeneres_Selfie

A Apple até tem alguma coisa para tripudiar em cima da Samsung, já que a justiça novamente decidiu que a empresa coreana viola patentes de Cupertino. Resultado: a Sammy terá que pagar mais US$ 119,6 milhões à maçã, embora eu não considere tanto uma vitória assim, se levarmos em conta quanto ambas gastam nos tribunais. Por outro lado, as recentes ações agressivas de marketing da Samsung finalmente despertaram a a atenção da Apple, que tradicionalmente não costuma realizar ações virais para promover seu produtos.

Desnecessário dizer que o estopim para a mudança de pensamento de Cupertino foi a grande ação realizada pela Samsung no Oscar junto à apresentadora Ellen DeGeneres. Ainda que muita gente lembre que o principal aparelho dela seja de fato um iPhone, a verdade é que o alcance da premiação é absurdo, e as pessoas serão influenciadas pelo que um artista estiver usando/exibindo. Não foi o logo da maçã que brilhou nas TVs de milhões em todo mundo e sim o nome da Samsung, isso é o que importa. Na sequência a Sammy repetiu a dose fechando um contrato com o jogador do Boston Red Sox David "Big Papi" Ortiz, que conseguiu tirar um selfie com Barack Obama. Claro que a repercussão não foi das melhores (a Casa Branca não gostou nada de Obama virar garoto-propaganda contra sua vontade), mas ainda assim a Samsung conseguiu mais um buzz em cima da foto.

A Apple nunca precisou disso, pois se considerava auto-suficiente e seus produtos venderiam sozinhos, sem marketing agressivo. Só que todo grande evento a Samsung fecha contratos com Deus e o mundo para que artistas e atletas utilizem seus dispositivos, o que reduz a visibilidade dos iGadgets e consequentemente parte das vendas. E isso a Apple não vai permitir: ela recentemente abriu uma vaga de gerente de buzz marketing, e a função que ele terá que exercer é bem clara:

(...) Exposição constante e convincente dos produtos Apple junto a usuários de alto nível, especialmente envolvidos com cinema e televisão. A cargo também diz respeito a ações-chave envolvendo iTunes e Apple Retail Stores.

O novo gerente será encarregado de desenvolver campanhas de marketing agressivas tais como as empregadas pela Samsung, utilizando personalidades para promover os gadgets e alinhar as campanhas com o iTunes e as lojas físicas. Com o tempo será mais comum visualizarmos iPhones e iPads em programas de TV, séries e filmes ao invés do cenário de hoje, onde ninguém parece engolir o fato que todo mundo nessas mídias usam Androids ou Windows Phones.

Fonte: CoM.

relacionados


Comentários