Home » Ciência » Espaço » Não é que Elon Musk conseguiu embarreirar os russos?

Não é que Elon Musk conseguiu embarreirar os russos?

Não é que colou? A ação na Justiça que a SpaceX moveu contra a empresa norte-americana que usa foguetes russos rendeu uma liminar proibindo novas compras e congelando pagamentos. Putin não gostou, mas quando o primeiro-ministro dele diz que americanos vão ter que usar trampolins pra chegar ao espaço, faz sentido ficar com medo de dependência tecnológica…

5 anos atrás

vlcsnap-00010

Elon Musk E Tony Stark na mesma imagem? Photoshop, claro.

Depois que estabeleceu a SpaceX como concorrente séria no setor espacial Elon Musk tirou a máscara de Mr Nice Guy e foi atrás do dinheiro grosso do Pentágono. Na briga de cachorros gigantescos com a United Launch Alliance Musk alega que além de custarem 4x mais do que os lançamentos da SpaceX, os vôos da ULA utilizam motores russos, no caso o RD-180. Mais ainda: a venda dos motores para a empresa americana beneficia diretamente Dmitry Rogozin, primeiro-ministro russo e responsável pelo programa espacial do país.

As relações entre os dois países não estão nada boas, e por mais que o interesse de Musk seja essencialmente vender foguetes, sua preocupação com dependência de tecnologia russa faz sentido. O próprio Rogozin, reclamando das sanções impostas pelos EUA, comentou no Twitter:

Depois de revisar as sanções contra nosso programa espacial, sugiro aos Estados Unidos que mandem seus astronautas para a Estação Espacial usando um trampolim.”

vlcsnap-00009

A ameaça é real. Tirando a Rússia o único país que tem tecnologia para colocar humanos em órbita é a China. A SpaceX precisa de tempo e dinheiro para certificar a Dragon para vôo tripulado.

Certificação é a palavra, aliás: a ULA respondeu ao ataque da SpaceX, dizendo que são a única empresa certificada pelo Governo.

Susan Braden, Juíza Federal concordou com a SpaceX e emitiu uma injunção preliminar congelando os pagamentos da Força Aérea e da ULA para a NPO Energomash, a empresa russa que produz os motores.

Claro, a ULA vai contra-atacar com um exército de advogados digno de Helm's Deep, mas a briga é feia. Republicanos como John McCain estão do lado de Musk. Mesmo que ele perca, o estrago já está feito, e nesse caso é melhor pra todo mundo.

Fonte: NBC.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários