Meio Bit » Arquivo » Internet » Google não mais rastreia dados de usuários via Apps for Education

Google não mais rastreia dados de usuários via Apps for Education

Após ser duramente criticada em um processo movido por estudantes da Califórnia, Google interrompe coleta de dados através da solução Apps for Education.

10 anos atrás

apps-for-education

O Google Apps for Education é uma solução interessante para instituições educacionais utilizarem como uma forma adicional de incrementar o ensino público ao oferecer Gmail, Agenda e outros apps que de graça para alunos, professores e profissionais de ensino. Só que como nem tudo é perfeito todos sabíamos que isso não viria de graça: embora não exibisse ads, o Google foi acusado - e admitiu - que rastreava todos os dados dos usuários como forma de montar um "perfil" dos estudantes, que poderia ser utilizado posteriormente.

De acordo com o processo que foi movido por alunos do estado da Califórnia, o Google coleta e indexa informações obtidas através de milhões de mensagens de e-mail compartilhadas via Apps for Education para diversos fins, inclusive exibir ads - embora Mountain Biew afirme que não o faz em sua solução educacional desde 2006. O que pegou mal é o fato de que, embora esteja oferecendo um serviço para estudantes a empresa não só não informou da coleta de dados (acusação meio óbvia, é do Google que estamos falando) como não oferecia nenhuma opção para desativar o compartilhamento de dados. A ação acusa o Google de violar uma leis federais e estaduais anti-escuta e de violação de privacidade. O de sempre, na realidade.

Enfim, o Google decidiu interromper a coleta de dados através do Apps for Education completamente, não mais realizando escaneamento das mensagens do Gmail. Entretanto uma data não foi fixada para que o mesmo ocorra com ferramentas fornecidas a governos e empresas; o diretor do serviço educacional Bram Bout apenas disse que isso será feito posteriormente.

Fonte: AT.

relacionados


Comentários