Meio Bit » Arquivo » Games » Acabou a lenda! Cartuchos do E.T. foram encontrados

Acabou a lenda! Cartuchos do E.T. foram encontrados

Depois de 30 anos sendo tratada como lenda, história sobre os cartuchos enterrados do E.T. the Extra-Terrestrial para Atari 2600 foi confirmada. Responsáveis pela descoberta estavam filmando o Atari: Game Over, um documentário sobre o antigo console.

10 anos atrás

et-atari

Durante três décadas a indústria dos games foi assombrada por uma história que, de tão espetacular, acabou sendo considerada por muitos uma lenda urbana e depois de alguns problemas burocráticos e uma enorme dose de incredulidade por parte de algumas pessoas, uma escavação comprovou sua veracidade: o cemitério de cartuchos do E.T. the Extra-Terrestrial realmente existe!

Tendo se tornado o símbolo do colapso da indústria no início da década de 80, quando o mercado estava abarrotado de porcarias, diziam que o jogo havia encalhado de tal forma nas prateleiras que a Atari, para evitar uma vergonha ainda maior, mandou que milhares, possivelmente milhões de cópias fossem enterradas na cidade de Alamogordo, no Novo México.

Durante todo esse tempo essa história foi repetida pelos apaixonados por jogos eletrônicos, possivelmente sendo aumentada aqui ou ali, mas nunca uma prova havia surgido e quando as primeiras caixas, manuais e cartuchos foram retirados do local da escavação, imagino a empolgação de todos aqueles que estavam assistindo a iniciativa de Zak Penn e sua equipe.

Penn é o responsável pela direção do Atari: Game Over, um documentário realizado em parceira com o Xbox Entertainment Studios e que tem como objetivo justamente esclarecer esse caso. Para dar um ar de dramaticidade às buscas, o pessoal da Microsoft inclusive convocou os gamers a visitarem o local no momento da revelação e junto aos muitos jornalista que estavam por lá, aquelas pessoas puderam presenciar um pouco da história dos videogames sendo contada.

et-atari-3

Por enquanto as informações sobre a descoberta são escassa, mesmo porque as escavações ainda estão acontecendo e falta por exemplo detalhes sobre a quantidade de cartuchos encontrados, mas relatos contam que o primeiro indício de que estavam no local correto foi a descoberta de um controle do antigo console e logo a equipe responsável encontrou cópias de outros títulos, como Asteroids, Centipede e Space Invaders, e claro, muitas e muitas caixas abarrotas com o famigerado jogo.

Previsto para aparecer no Xbox One e no Xbox 360 ainda este ano, a expectativa agora é para podermos assistir logo esse documentário esaber tudo o que ele terá para nos contar, mas desde já podemos afirmar categoricamente: os E.T.s existem e a prova estava enterrada numa cidadezinha dos Estados Unidos.

Fonte: Xbox Wire.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários