Meio Bit » Arquivo » Games » Por que nós não jogamos os games adquiridos no Steam?

Por que nós não jogamos os games adquiridos no Steam?

Após descobrir que 22,2% dos games adquiridos no Steam nunca são jogados, site elabora algumas teorias sobre porque investimos em títulos que permanecerão esquecidos, mas o mistério continua.

10 anos atrás

steam

Mês passado surgiu na internet um infográfico que trazia algumas informações sobre o Steam e no meio de uma infinidade de números, uma informação chamou a atenção do autor deste interessante artigo publicado no GamesBeat.

Levando em consideração as conquistas que podem ser obtidas nos jogos, o responsável pelo gráfico descobriu que dos jogos adquiridos através do serviço de distribuição da Valve, 29,6% nunca foram terminados, o que já seria bastante impressionante, mas o que realmente chama a atenção é revelação de que 22,2% das aquisições não terem sido jogadas (o Ars Technica afirma que o número seria 36,9%).

Diante de tal número, o autor do post elabora algumas teorias sobre o porque disso acontecer, como por exemplo as promoções realizadas pelo Steam se tornaram uma espécie de viral ou nos pacotes com vários títulos, fazendo com que muito invistam em jogos que em condições normais nunca teriam interesse.

Outra possibilidade levantada por ele seria a influência de análises negativas, o que faria com que uma pessoa que tenha investido em um jogo muito barato, acabe o deixando de lado ao ver muitas reclamações sobre ele, preferindo gastar seu tempo com outros games que lhe interessem mais.

Porém, um dos motivos mais fortes para tantos investirem em jogos que permanecem esquecidos parece ser mesmo o preço. No Steam é comum nos depararmos com ofertas que nos pareçam irrecusáveis e mesmo sabendo que cedo ou tarde tais títulos aparecerão ainda mais baratos, acabamos preferindo não deixar a oportunidade passar.

Eu ainda diria que o Steam tem um quê de álbum de figurinhas e não foram raras as vezes em que comprei um jogo apenas porque queria tê-lo em minha coleção, mesmo sabendo que dificilmente o jogarei um dia.

Seja lá qual for o motivo, a verdade é que provavelmente qualquer pessoa que jogue no PC possui algo no Steam que nunca foi “tocado”, ou na melhor das hipóteses, foi muito menos jogado do que ela imaginava quando comprou e a pergunta que talvez nunca tenhamos uma resposta é, porque compramos jogos que nunca jogaremos?

Bom, enquanto você fica por aí pensando, faça o seguinte, acesse este site (ou este), coloque o seu nome de usuário ali na caixa de busca e descubra quantos títulos da sua coleção você ainda não jogou e o pior, quanto já gastou no Steam até hoje valeria seus jogos (nem tenho coragem de divulgar meu resultado). Só por favor, não vá cair no choro, ok?

relacionados


Comentários