Dica: não aplique trotes de ataques terroristas. Nem no Twitter

american-airlines

Uma coisa que muita gente ainda não se tocou é que a internet não é um ambiente de liberdade absoluta. Tanto no ambiente virtual como na vida real é preciso se comportar, existem regras de conduta e você não pode sair externando tudo o que pensa ou sair fazendo pegadinhas. Aqui no Brasil tivemos o caso de Mayara Petruso, que foi condenada a um ano de prisão (pena convertida em serviços comunitários) por publicar comentários preconceituosos no Twitter contra nordestinos em 2010 quando Dilma foi eleita. Outro caso recente foi o de Justine Sacco, ex-executiva da IAC que auto-destruiu sua carreira pelo mesmo motivo.

O caso do dia também envolve o Twitter mas o conteúdo não foi preconceituoso, mas uma tentativa de pegadinha com o assunto preferido dos que se acham: terrorismo. A gente cansa de avisar, os Estados Unidos estão num nível de paranoia 9000 desde 11/9, qualquer piadinha relativo a islã, terror e bomba é cadeia na hora. Ainda assim um brasileiro idiota foi fazer piada com a TAM e a polícia norte-americana e bom, deu no que deu.

O imbecil, ou melhor a imbecil da vez foi uma adolescente holandesa de 14 anos chamada Sarah, que pensou que não haveria nada demais em trollar a American Airlines pelo Twitter. Acreditando que ninguém monitora as comunicações ela mandou uma mensagem à companhia aérea com o pacote completo: se identificou com um afegão membro da Al-Qaeda e prometeu “algo grande” para o dia 1º de junho”. Claro, a mensagem não era consistente com sua conta, ela era apenas mais uma fã da Demi Lovato. Aparentemente ela não compareceria em um show em Londres que a cantora vai realizar na mesma data e resolveu aplicar essa pegadinha.

Claro, a American Airlines não pegou leve:

tweet-001

Como eu disse, você não faz piada sobre terrorismo. A American Airlines não quer saber se você está falando sério ou não, se você é maior de idade ou não. A mensagem e o endereço IP foram enviados ao FBI, que realizou a investigação em tempo recorde. Repassadas as informações à polícia de Roterdã, o resultado não poderia ser outro:

tweet-002a

Notem, o prazo entre a mensagem engraçadinha de Sarah e sua prisão foi de apenas um dia. Antes de sua conta ser exterminada ela tentou a defesa padrão #foiráquer, antes de admitir que escreveu mesmo o texto, dizendo que queria ser famosa “estilo Demi Lovato, e não Osama Bin Laden.” Eu quase fiquei com pena. Quase.

Moral da história: não mexa com a American Airlines.

Fonte: DN.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples