Total Eclipse of the Lua — de 14 pra 15 de abril, não perca!

eclipse_by_a4size_ska-d2dvgyj

Essa imagem é linda, mas é completamente falsa. É uma composição feita no Photoshop. E sim, você vai receber umas 246 vezes por e-mail na semana que vem.

Provavelmente por causa de alguma conspiração dos ianques capitalistas imperialistas estadunidenses da América do Norte, a maioria dos fenômenos astronômicos acontece no hemisfério deles. Até o Cometa ISON, se não tivesse sido destruído pelo PT só seria visível do Norte. Por isso é ótimo quando um fenômeno legal acontece aqui por nossas bandas.

Portanto fique de olho. Na madrugada de 14 pra 15 de abril a Lua entrará na sombra da Terra, e o alinhamento produzirá um eclipse total. Aqui um vídeo detalhando o evento, com direito a hora local no Rio de Janeiro:

Field guide to the total lunar eclipse of April 14 – 15, 2014 from Michael Zeiler on Vimeo.

Eclipses são eventos lindos fascinantes e inofensivos acompanhados desde tempos imemoriais. São previsíveis, na verdade inevitáveis, a idéia de que eclipses prenunciam tragédias simplesmente anula todo e qualquer conceito de Live Arbítrio, pois os eclipses estão predeterminados desde a formação do sistema solar.

Neste site da NASA há uma tabela com todos os eclipses solares de 2000 AC a 3000 DC. Chupa, Nostradamus.

Precisamente às 1 h 53 min da madrugada a Lua entrará na penumbra, que é a borda difusa da sombra da Terra. às 02:58 começa a fase da umbra, que é a sombra mesmo. Por volta de 04:07 a Lua estará toda na sombra terrestre, e teoricamente deveria desaparecer, pois não receberá luz do Sol. Entretanto ela aparcerá assim:

matrix

Sim, vermelha. Lua de Sangue, muhahahaha. Casamento em Westeros? Não, a explicação é bem mais trivial. Nessa fase a única luz que a Lua recebe é refratada pela atmosfera terrestre. É a luz que vaza, da região aonde é dia. Essa luz tem que passar por uma quantidade de atmosfera muito maior, o que filtra a maioria das cores, só deixando passar as frequências mais próximas do vermelho.

Sabe qual fenômeno funciona da exata mesma forma?  Este aqui:

sunset earth background wallpaper winter images

Isso mesmo. Um simples nascer e pôr-do-Sol. Mais atmosfera, mais partículas dispersando luz de comprimento de onda mais curto, e terminamos com os vermelhos e laranjas familiares.

eclipse1

No Rio o eclipse total começará às 04:07. A Lua estará quase exatamente no Oeste. Veja uma projeção usando o Stellarium:

dasmoon

De brinde ainda teremos Marte, bem próximo e abaixo, e a estrela Spica, em conjunção, bem próxima, no lado esquerdo da Lua. É uma excelente oportunidade para observar e fotografar.

Dica: você pode usar esta ferramenta em Javascript para determinar quando um eclipse da Lua será visível em sua cidade. Se conhecer algum rei da antiguidade ou sujeito muito religioso, assuste-o com seus poderes proféticos.

Agora que você já sabe quando o eclipse ocorrerá, como ele funciona e até a origem da cor da Lua, vamos à parte divertida. EU SEI que estamos no ano de 2014 da Era Moderna, exploramos o Cosmos, deixamos nossa pegada em outro mundo, temos robôs espalhados pelo Sistema Solar enviando gigabytes de informações, mas ainda existe uma ENORME quantidade de retardados que insistem em viver na Idade do Bronze.

É gente que não entende a Mecânica do Universo, não aceita que uma simples conta matemática determine quando o Sol vai nascer e onde a Lua estará. Essa gente só acredita em um mundo onde tudo é marionete, só são felizes cercados de fios dizendo-lhes o que fazer.

Eles buscam significados e mensagens em tudo, sempre com medo, sempre prevendo desgraça e destruição. O resultado são boçalidades como estas:

abestado1

abestado4

abestado2

E a cereja do bolo, o LIXO DE PORTAL que é o Terra, que OUSA publicar isso na editoria de CIÊNCIAS:

abestado3

Note que não é necessário ser religioso para tratar algo trivial como um eclipse como se fosse o fim do mundo. É preciso ser religioso E retardado. Se você for religioso E inteligente vai entender um eclipse como um eclipse. É como fará o pessoal do Observatório do Vaticano. SIM, o Vaticano tem um Observatório e realiza pesquisas científicas sérias.

Specola Vaticana foi fundado no Século XVI, e produziu ciência real. O primeiro astrônomo a classificar estrelas de acordo com seu espectro eletromagnético foi um padre jesuíta de nome Angelo Secchi.

O Observatório do Vaticano mantém, no Monte Graham, no Arizona, o Vatican Advanced Technology Telescope, um telescópio mais moderno do que tudo que temos no Brasil. Eles pisaram na bola com Galileu, Giordano Bruno e outros? Com certeza, mas hoje estão descobrindo planetas em órbita de outras estrelas.

Existe uma diferença entre religião e misticismo, superstição. Ter medo de eclipses, ignorar que TODO eclipse lunar é avermelhado, ignorar que são fenômenos completamente previsíveis e comuns não é comportamento religioso. É comportamento de uma criança, com medo do desconhecido, incapaz de entender seu mundo e chorando por ajuda.

8.000 anos atrás na Suméria, era compreensível. HOJE só mostra que a pessoa por opção quer viver nas trevas da ignorância. E se ela decidiu assim, não tem jeito. Nem a Ciência nem o Vaticano fazem milagres.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples