Meio Bit » Arquivo » Games » Luftrausers levou dois anos e meio para ficar pronto e se pagou em 72 horas

Luftrausers levou dois anos e meio para ficar pronto e se pagou em 72 horas

Estúdio indie Vlambeer comemora o sucesso do shoot'em up Luftrausers, que em 72 horas recuperou todo o dinheiro gasto em 2,5 anos de desenvolvimento

10 anos atrás

luftrausers

A Vlambeer é uma desenvolvedora minúscula no sentido literal da palavra, já que conta com apenas dois profissionais, Rami Ismail e Jan Willem Nijman, ambos ex-alunos da Escola de Artes de Utrecht. Entretanto o estúdio se tornou muito popular nos últimos tempos graças a Ridiculous Fishing, um game que se tornou uma febre no iOS e Android. Seu primeiro game foi o título de sucesso moderado Super Crate Box e inclusive desenvolveram Serious Sam: The Random Encounter, um RPG de turnos baseado no personagem da Devolver Digital.

Sua mais recente empreitada original é Luftrausers, um shoot'em up bem diferente e com visual que chega a ser simplório, mas com um desafio tão alto que beira a insanidade. Como o nome indica o título é tematizado na Luftwaffe da Alemanha nazista embora não haja nenhuma menção a guerras, nações e presenças de símbolos desagradáveis (afinal não queremos enfurecer a Apple e a União Europeia, certo?). Você sai destruindo tudo o que vê pela frente, mas a atração do jogo é a movimentação: o jato segue a física newtoniana, para cima ativa a propulsão, para os lados você gira e cada movimento que você fizer causará uma reação contrária, e você é obrigado a contrabalancear isso se quiser se manter no ar, enquanto tenta destruir jatos, caças, navios e destroyers.

Luftrausers é uma versão expandida de Luftrauser, um game para browser lançado em 2011 atendendo um desafio de uma jam em criar um título em 48 horas. De lá para cá foram quase três anos de desenvolvimento em prol de refinar o jogo, como a adição do recurso de customização do avião e as leaderboards. Segundo Ismail, o game é "o pináculo do objetivo principal da Vlambeer: desenvolver versões contemporâneas de jogos que poderiam ser lançados nos anos 80 mas nunca foram". O custo total de desenvolvimento não foi revelado, mas desde seu anúncio até seu lançamento foram dois ano e meio de trabalho (três se somarmos o original em Flash). O jogo foi um sucesso instantâneo: lançado no dia 18, Luftrausers levou apenas 72 horas para se pagar. Daqui para a frente é só lucro.

tweet

Isso mostra que apesar de gostarmos de jogos com gráficos absurdos, um game aparentemente tosco pode vir a ser um sucesso desde que ofereça jogabilidade decente, um grande desafio e horas de diversão. Luftrausers é distribuído pela Devolver Digital e está disponível para PC, Mac e Linux através inclusive do Steam e para PS3, PS4 e PS Vita, com cross-buy.

Fonte: GS.

relacionados


Comentários