Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft finalmente lança o Office para iPad! [UPDATE]

Microsoft finalmente lança o Office para iPad! [UPDATE]

Disponível a partir de hoje, suíte de aplicativos para iPad é gratuita mas depende de assinatura do Office 365 para funcionar

10 anos atrás

office-ipad

Confirmando todas as suspeitas e expectativas, na primeira coletiva de Satya Nadella após assumir o comando da Microsoft a empresa apresentou seus novos rumos na "intersecção entre nuvem e computação móvel", revelando o que todo mundo já esperava: a suíte Office será finalmente lançada para iPad, antes mesmo de ser disponibilizada para Windows RT.

Esse movimento é compreensível pela atual diretiva de Redmond após a saída de Steve Ballmer do cargo de CEO: fazer dinheiro rápido. Ele era contra disponibilizar o Office para iPad antes da versão para RT, mesmo com o desenvolvimento da primeira mais adiantado. Com seu afastamento o conselho teria dado a ordem a Nadella lançar mesmo assim, independente de que isso venha a prejudicar seu próprio sistema para tablets, que sob seus seus olhos só dão prejuízo assim como a divisão Xbox,e que seria desejo deles vender tudo e sair do ramo de computadores, se concentrando em softwares corporativos. É uma possibilidade absurda, mas investidores querem dinheiro e não estão gostando do sangramento recente causados por outras divisões.

Voltando ao Office, o lançamento pode ser importante para ganhar maior espaço nos dispositivos Apple, mas assim como as versões para Windows Phone, Android e iPhone o Office para Mac conta com os apps Word, Excel e PowerPoint e é disponibilizado de graça para assinantes do Office 365, o pacote que dá direito a sincronizar seus apps entre plataformas além de 20 GB de espaço de armazenamento no OneDrive e 60 minutos de ligações via Skype. Isso claro pela módica quantia de R$ 209 por ano (ou R$ 189 no caso no plano Personal). Embora seja interessante para usuários de computadores Windows, um dono de um park exclusivamente de dispositivos da Apple não verá muita utilidade nisso por um motivo: o iWork hoje é oferecido de graça para Mac e iGadgets (a Apple chegou a ignorar um bug que validava cópias piratas do pacote).

office-ipad-001

office-ipad-002

office-ipad-003

A Microsoft joga com a carta do prestígio do Office, a melhor suíte de escritório que existe, por isso não abre mão de cobrar caro por ela. Pior, o iWork permite sincronização total entre dispositivos, algo que só assinantes do 365 podem fazer. Em prol de manter sua plataforma unificada a Apple prefere ganhar com hardware. Já a Microsoft depende de vender software, tal estratégia seria inadmissível - o que a deixa em desvantagem de qualquer forma.

Mas falemos do lançamento em si. A Microsoft tomou cuidado para que o Office para Mac não destoasse muito de sua própria identidade visual para se adequar ao estilo do iOS. Ele é visualmente uma mescla de ambos, a barra de ferramentas estilo Ribbon está presente e a funcionalidade foi toda repensada para ser o mais intuitiva possível. Ou seja, trabalho de gente grande, como a Microsoft costuma fazer. O armazenamento é todo na nuvem via OneDrive, portanto não há como utilizar os apps - que são gratuitos - sem a assinatura do Office 365.

Disponível a partir de hoje, o Office para iPad é compatível com dispositivos que rodam iOS 7 somente. Para ter acesso aos aplicativos basta clicar nos links para Word, Excel e PowerPoint.

UPDATE: a Microsoft atualizou a versão de iPhone do Office Mobile e agora ela não mais exige assinatura do Office 365 para ser utilizado: basta possuir uma conta da Microsoft.

UPDATE 2: o mesmo passa a valer para a versão de Android.

Fonte: re/code.

relacionados


Comentários