Home » Internet » Instagram chega a 200 milhões de usuários e tenta se desligar do Foursquare

Instagram chega a 200 milhões de usuários e tenta se desligar do Foursquare

Rede social voltada ao compartilhamento de imagens alcançou 200 milhões de usuário e planeja trocar o Foursquare pelo Facebook Places como sistema de locais.

6 anos atrás

Instagram

Há alguns serviços que têm um cunho social, mas que eu reluto em considerar uma “rede social” propriamente dita. Dois exemplos que uso com frequência é o YouTube e o Instagram. O primeiro, claro, uso há muitos anos, mas raramente deixo comentários ou dou um joinha. Já o Instagram, comecei a utilizar mesmo no começo desse ano (apesar de já ter um perfil há algum tempo) e gostei muito do serviço. É um tal de curtir foto daqui e deixar comentário dali que me viciaram (ainda no bom sentido). E, aparentemente, dezenas de milhões de outros usuários estão em uma situação parecida com a minha.

Ontem, em seu blog, o pessoal do Instagram resolveu compartilhar alguns números sobre o serviço social. De acordo com os números, atualmente, nada menos que 200 milhões de pessoas compartilham fotos e vídeos “a cada mês”, apesar de eu desconfiar que tal número não seja relativo aos usuários ativos, mas, sim, ao total. Nos últimos meses, houve um crescimento de 1/3 no número de usuários, que somavam apenas 150 milhões. Já em número de publicações, bem, esse é bem grandioso. Desde a criação do serviço, em 2010, 20 bilhões de imagens já foram compartilhadas.

Diferente do que tem ocorrido com o Facebook, que perdeu o fôlego e tem crescido bem menos do que antes, o crescimento contínuo do Instagram (comprado por Markinho em 2012) está fazendo com que o Facebook repense algumas estratégias. Depois de comprar o WhatsApp para colocar, sob as suas asas, os usuários que estavam migrando da rede social para o IM, a empresa está de olho nos usuários que utilizam a opção de localização embutida no Instagram, que é fornecida pelo Foursquare.

foursquare_logo

Segundo informações divulgadas pelo CNET e confirmadas pelo Instagram, o Facebook está trabalhando para substituir o Foursquare pelo Facebook Places como sistema de localização na hora de postar uma imagem. A menos que seja possível criar “venues” no Facebook Places com a mesma facilidade que no Foursquare (o que, sinceramente, desconheço), talvez os usuários que costumam postar fotos estando em suas residências ficarão a ver navios. Só que, olhando do ponto de vista da rede social, tal alteração faz todo sentido.

Apesar dos movimentos do Facebook, o Instagram garante que não será, ao menos dessa vez, o fim da parceria entre os dois serviços. “O Foursquare é um grande parceiro e as pessoas vão continuar sendo capazes de fazer check-in no Foursquare através do Instagram”, disse um porta-voz, que completou: ”Estamos constantemente fazendo testes em todo o aplicativo para fornecer a melhor experiência possível aos usuários como parte de um planejamento futuro”.

Acredito que, se a mudança do Foursquare para o Facebook Places de fato ocorrer, os usuários sentirão muito a diferença, uma vez que, atualmente, o serviço conta com mais de 40 mil “Superusuários” ao redor do mundo que, juntamente com os demais usuários, ajudam a manter as venues organizadas e com informações atualizadas. Agora, é esperar para ver.

relacionados


Comentários