Meio Bit » Arquivo » Hardware » BlackBerry está preocupada que teclado QWERTY da Typo arruine seus negócios. Tadinha...

BlackBerry está preocupada que teclado QWERTY da Typo arruine seus negócios. Tadinha...

BlackBerry processa case com teclado QWERTY para iPhone sob alegação de cópia; para ela "a empresa sofrerá perdas irreparáveis" caso ele seja lançado

10 anos atrás

typo-keyboard-iphone-5s

A BlackBerry está tentando de todas as formas se manter no mercado, após a série de pataquadas que cometeu através dos anos dilapidarem sem surpresa seu mercado. Se há um culpado para a atual situação da empresa esse alguém é ela mesma, que se recusou a evoluir e ficou parada no mesmo lugar, se considerando líder no mercado corporativo sem ver a água subindo.

Quando tudo o mais deu errado para a ex-RIM ela resolveu se voltar para aquilo que ela sabe fazer, que são aparelhos com teclados físicos. Para ela o BB10 foi o grande culpado pela má fase da BlackBerry, por isso vai deixar de focar em aparelhos com telas touch e voltar ainda mais no tempo. Pena para ela que consumidores evoluem. Só que sempre há uma parcela da população que gosta de teclados físicos, e a BlackBerry poderia se manter com eles.

Por causa disso a empresa declarou guerra à Typo Keyboards, que desenvolveu um acessório graças a uma ideia do apresentador do American Idol Ryan Seacrest. A ideia veio pelo fato de Seacrest utilizar dois telefones, um com teclado físico para facilitar o envio de mensagens, e-mails e etc. Como ele não queria continuar carregando o iPhone e mais um aparelho surgiu o Typo, um case com teclado QWERTY que não só libera área livre no smartphone como é até bem bonito. Inicialmente pensado para iPhone 5 e 5s, a ideia é lançar também modelos para outros smartphones e até mesmo tablets.

[vimeo 76384667]

Isso é, se a Typo Keyboards conseguir se livrar da marcação cerrada da BlackBerry. A empresa canadense está processando a startup sob acusação que o teclado QWERTY do Typo é idêntico ao presente no BlackBerry Q10. A intenção da ex-RIM é melar o lançamento, sob alegação de que "a empresa sofrerá danos irreparáveis" caso o Typo seja lançado. Estou quase chorando de tanta pena, só que não. O juiz William H. Orrick até o momento validou duas das três patentes da BlackBerry, deixando-a com certa vantagem.

Só que a Typo não desistiu. O seu argumento é o mais óbvio possível: a derrocada da fabricante canadense nada tem a ver com sua empresa. O fundador da Typo Olivier Taillieu ainda acrescentou que " Q10 foi um fracass de vendas" e que a ex-RIM não forneceu nenhuma evidência entre o teclado e o suposto sucesso comercial de seu produto. Para completar, Tailieu disse que no passado vários outros fabricantes possuíam teclados iguais aos da BlackBerry e ela nunca se manifestou; e agora que só ela ainda lança aparelhos do tipo ela deseja monopolizar esse mercado agonizante.

Como tudo envolvendo a BlackBerry os problemas dela sempre são externos, são os concorrentes que ameaçam destruir seu grande patrimônio, que ela está bem posicionada para o futuro (à beira do precipício) e tudo mais. Pode até ser que a Typo realmente tenha copiado seu teclado, uma das poucas coisas que eles ainda fazem bem, mas a essa altura do campeonato se alguém quer usa um teclado QWERTY com um iPhone ou Android opção é o que não falta, e não é mais um acessório que vai realizar um trabalho melhor que ela própria em se afundar.

Fonte: PA.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários