Meio Bit » Arquivo » Internet » Google começa a cancelar contas inativas do Google Apps

Google começa a cancelar contas inativas do Google Apps

Em um e-mail enviado aos donos de domínios inativos do Google Apps, o Google informa que as contas serão canceladas em 30 dias caso nenhuma ação seja tomada!

10 anos atrás

google_apps_for_education

Felizes são os webmasters donos de sites que, lá nos primórdios da Internet do Google Apps, tiveram a oportunidade de criar um número ilimitados de contas no serviço, ganhando direito a 50 contas de e-mail gratuitamente e podendo solicitar mais contas depois, se necessário fosse. Um tempo depois, o Google decidiu que 50 contas era um número muito grande e reduziu para 10, além de ter apertado o cerco sobre quem pedia mais. Por último, o Google resolveu acabar com a versão Standard do serviço. Quer usar? Pague o aluguel! Agora, a gigante das buscas resolveu dar início a um limpa na base gratuita de usuários.

Administradores de domínios inativos há mais de um ano têm recebido um e-mail com o título “Ação necessária: sua conta inativa do Google Apps será fechada em 30 dias”. Na mensagem, a empresa lista o domínio em desuso e afirma que, caso o administrador não entre em contato no prazo determinado, a conta será fechada e todos os dados de todas as contas de e-mail serão apagados definitivamente. Caso o usuário queira manter a conta, bastará fazer login, acessando admin.google.com até a data e hora estipulados na mensagem.

Acredito que, se alguém não logou em uma conta de e-mail por um ano, é muito pouco provável que ainda tenha algum interesse em mantê-lo. Acredito, inclusive, que a probabilidade de o domínio sequer existir mais seja enorme. De qualquer forma, caso o usuário não queira mais a conta, mas também não queira perder todos os dados vinculados ao Google Apps, poderá fazer a exportação das informações utilizando o Google Takeout (se não estiver acessível, terá que ser ativado via Painel).

“Depois que sua conta for fechada, você não poderá mais reabri-la, mas terá acesso ao Google Apps por mais 30 dias para exportar seus dados. Em XXX, sua conta fechada será automaticamente encerrada.

 

Depois que sua conta for encerrada, você não poderá mais acessar os serviços do Google Apps com este nome de domínio. Todos os dados de sua conta, como mensagens e contatos do Gmail, serão excluídos permanentemente para proteger sua privacidade. Ninguém poderá acessar seus dados antigos criando uma nova conta do Google Apps com este nome de domínio.”

As mensagens são enviadas para os administradores do domínio, bem como para algum e-mail secundário associado à Conta do Google Apps. Então, se você já recebeu o e-mail ou sabe que o seu está na reta não acessa um domínio há mais de um ano, corra logo no admin.google.com e impeça o fechamento. Lembre-se que as contas de TODOS os usuários vinculados ao domínio, bem como todas as suas informações, serão excluídas.

google_apps_email_fechamento_contas_inativas

relacionados


Comentários