Meio Bit » Arquivo » Games » Anatel vazou joystick da Amazon e Valve mostra novo Steam Controller: só falta o gamepad do XBO no PC

Anatel vazou joystick da Amazon e Valve mostra novo Steam Controller: só falta o gamepad do XBO no PC

Essa é a 8ª geração em nossas mãos, literalmente: a Anatel vazou o joystick do console Android da Amazon, a Valve anuncia nova versão do Steam Controller e ainda em 2014 a Microsoft lançará os drivers oficiais para jogarmos com os gamepads do XBox One em PCs com Windows.

10 anos atrás

Em julho de 2012, o Brasil descobria o PlayStation 3 super slim. A culpada? Anatel.

Para algum aparelho eletrônico poder ser vendido no Brasil, ele tem que passar pela Anatel primeiro. Graças à burocracia tradicional de nosso país, as empresas têm que enviar os aparelhos para análise com meses de antecedência. Durante o processo, podem ocorrer vazamentos e não foi diferente com o joystick da Amazon.

Laguna_Amazon_Controller

Joystick do novo console Android da Amazon (Crédito: Anatel via Engadget)

A Amazon provavelmente estaria desenvolvendo um console Android (o tio Laguna espera que a Amazon reaproveite o joystick para jogos nos seus tablets Kindle Fire) e a disposição dos botões do gamepad que a Anatel vazou lembra bastante a vista nos recentes consoles XBox, inclusive herdando o compartimento de pilhas na parte dorsal.

Laguna_OnLive_Controller

Compare o controle da Amazon com este joystick do OnLive (Crédito: Calm Down Tom)

As diferenças para o controle do XBox 360, além do design quadradão que lembra o nVidia Shield ou o controle do OnLive, seriam que no lugar do grande botão XBox Live temos no joystick vazado o botão do serviço da Amazon e, no lugar dos tradicionais Select e Start, temos os três botões Android. Como botões adicionais, temos os três multimídia no canto inferior: rebobinar, reproduzir/pausa e avançar.

Laguna_Valve_New_Steam_Controller

Steam Controller atualizado (Crédito: The Verge)

Enquanto o controle da Amazon vazou e ganhou diversos novos botões, a Valve preferiu retirar a tela que o Steam Controller teria e arranjar os outros botões físicos numa disposição mais familiar. Isso ainda mantendo os trackpads circulares no lugar das tradicionais alavancas, sua grande inovação em relação aos demais joysticks.

Laguna_Valve_Old_Steam_Controller

Comparando o antigo Steam Controller com o novo (Crédito: Engadget)

Mesmo parecendo um design final, devemos assumir que esta é uma segunda versão do protótipo, então talvez ainda estamos um pouco longe de vermos o Steam OS como uma plataforma completa que nem o PlayStation 4 e XBox One.

Falando no XBox One, em breve veremos o controle dele funcionando nos PCs assim como o do XBox 360: a nova informação dá conta de que o diretor de maketing e planejamento da marca XBox, Albert Penello, teria confirmado que os joysticks do XBox One já são de facto compatíveis com os PCs com Windows e só estão dependendo de drivers oficiais melhor desenvolvidos e maior biblioteca de jogos compatíveis.

Usuários do fórum NeoGAF perguntaram ao Penello se a Microsoft faria controles do XBox One exclusivos para uso no PC e ele respondeu:

Isso é totalmente errado. Quando os drivers oficiais forem disponibilizados, funcionarão com os atuais controles. Não há quaisquer planos para vendermos algum controle que somente funcionaria num PC com Windows. Acontecerá o mesmo que no XBox 360 — o joystick do XBox One que você tiver hoje funcionará no PC.
 
Isso também não quer dizer que não venderemos uma edição especial para PCs do gamepad do XBox One, assim como o fizemos no XBox 360.”

Os joysticks do XBox One serão compatíveis com os computadores com Windows através de cabo USB num primeiro momento, sendo a compatibilidade sem fio adicionada através de acessório. A Microsoft espera tornar o gamepad do XBox One compatível com o PC ainda este ano.

O tio Laguna vai preferir continuar jogando no PC com o controle do XBox 360: o do XBox One continua bem caro!

relacionados


Comentários