Meio Bit » Arquivo » Mobile » De olho no Evernote, Microsoft pode lançar versão gratuita do OneNote para Mac

De olho no Evernote, Microsoft pode lançar versão gratuita do OneNote para Mac

Interessado nos clientes do Evernote, Microsoft pode lançar um app do OeNote separado do Office para Mac gratuitamente

10 anos atrás

onenote-ios-android

A Microsoft nunca foi adepta da ideia de oferecer o Office a preços razoáveis e muito menos de graça, visto que a suite de aplicativos é a vaca leiteira de Redmond: é o produto que mais gera lucros à empresa, pois virtualmente não há nenhum concorrente à altura. Os usuários de Mac não admitem, mas sabem que o iWork não se compara.

Só que as coisas estão mudando, e nem foi o fato da Apple ter cravado a faca e girado ao oferecer o iWork de graça: como o conselho estaria pressionando o CEO Satya Nadella a flexibilizar os serviços e não focar tanto em hardware, pode ser que a versão de iPad esteja a caminho. Só que há um programa que ela já oferece gratuitamente há algum tempo: trata-se do OneNote.

O programa de anotações estaria sendo visto pela Microsoft como um app em potencial para fazer frente ao Evernote, a aplicação líder quando se trara de fazer anotações e capturar sites. Historicamente ele só era oferecido com o Office, portanto era preciso desembolsar uma boa quantia para utilizá-lo. Ao notar que a aplicação tem potencial para crescer no mercado mobile e dar dor de cabeça ao rival pois conta com a Microsoft por trás, ele foi há pouco tempo disponibilizado para iOS e Android gratuitamente. Como ele já está no Windows Phone e até mesmo Symbian, só faltava uma plataforma para recebê-lo: o Mac, já que a versão do Office 2011 para a plataforma só conta com Word, Excel, Outlook, Communicator e PowerPoint.

Só que fontes próximas à Redmond apontam que a empresa não pretende cobrar pelo app, assim como acontece nas versões mobile. Como forma de torná-lo mais interessante seria introduzido um novo feature chamado Capture Service, que funcionaria de forma semelhante ao Web Clipper do Evernote: capture sites, edite-os e compartilhe através das redes sociais. A questão é: seria o OneNote forte o suficiente para convencer hard users do Evernote a migrar ou mesmo a utilizar ambos?

O lançamento do OneNote para Mac pode acontecer até mesmo antes da esperada nova versão do Office, que pode dar as caras ainda em 2014. A dúvida que fica é por quanto a Microsoft vai vendê-lo, já que qualquer valor diferente de gratuito será caro e poderá não fazer frente ao iWork.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários