Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft confirma apresentação do DirectX 12 na GDC 2014

Microsoft confirma apresentação do DirectX 12 na GDC 2014

DirectX 12 será apresentado durante a GDC, e declarações apontam para uma versão da API com desenvolvimento mais baixo nível, buscando melhor performance

10 anos atrás

directx-12

Agora é oficial. Após alguns boatos circularem na internet nos últimos dias, a Microsoft confirmou que apresentará o DirectX 12, a nova versão de sua API gráfica na Game Developers Conference 2014, que será realizada no dia 20 de março. Considerando o espaço de tempo entre o DX10 e o DX 11 (três anos), já estava mais do que na hora de uma atualização completa.

Os rumores que circulam há dias em torno da nova versão do DirectX apontam para um movimento que permitirá acesso de baixo nível aos programadores, que colocará a API em pé de igualdade com a Mantle da AMD lançada há algumas semanas e que está presente nas gerações mais novas de suas placas de vídeo, embora os games compatíveis ainda sejam limitados e as GPUs estão sendo mais apreciadas por mineradores de criptomoedas.

N página do evento na GDC é possível comprovar esse movimento da Microsoft, na citação em que atenderam os pedidos dos desenvolvedores de "chegar mais perto do metal". Com isso a performance de games na plataforma deve receber um boost considerável ao otimizar os recursos do hardware de uma forma sem precedentes. O Diretc3D também receberá melhorias, que serão reveladas numa sessão apresentada pelo líder de desenvolvimento gráfico da Microsoft Max McMullen.

Não sabe qual será a compatibilidade do DirectX 12, entretanto é bem provável que a Microsoft buscará se focar no Windows 8.1, além de abrir caminho para o possível anúncio de um novo SO, que pode dar as caras na conferência BUILD em abril. Mas uma coisa é certa: dependendo das mudanças os próximos games, programas gráficos e outras aplicações que dependam da API poderão ganhar muito em performance. Além disso é interessante notar que a Qualcomm será uma das fabricantes que serão beneficiadas com a novidade, talvez para mais modelos de tablets como o Lumia 2520 ou visando a terceira geração da linha Surface, cujos tablets RT hoje contam com chips Tegra 4.

Fonte: ET.

relacionados


Comentários