Meio Bit » Arquivo » Hardware » Smartphones dual boot Android/WP8 serão lançados na Índia em junho

Smartphones dual boot Android/WP8 serão lançados na Índia em junho

Fabricante indiana fecha acordo com Microsoft que lhe permitirá lançar smartphones com dual boot, rodando Android e WP8 no verão do hemisfério norte

10 anos atrás

htc-one-windows-phone

Se você já achava estranho um smartphone da Nokia rodar Android (ainda que seja uma versão tão, mas tão desfigurada que ele mais se parece com o Windows Phone 8 do que o sistema do robozinho, por razões óbvias), saiba que você não viu nada. Uma fabricante indiana chamada Karbonn Mobiles assinou um contrato com a Microsoft para produzir aparelhos com o sistema mobile de Redmond, e a empresa já revelou sua intenção de também disponibilizar smartphones com dual boot, rodando WP8 e Android.

A previsão é que os modelos normais que rodam o sistema da Microsoft cheguem ao mercado nos próximos meses, enquanto as variantes com dois sistemas sejam disponibilizadas no verão do hemisfério norte, entre junho e setembro. Segundo o chairman da Karbonn Sudhir Hasija, "a Microsoft relaxou as exigências e está abrindo sua plataforma para outros profissionais". Ainda não há a menor informação de como esses aparelhos irão funcionar, se os sistemas são completamente separados ou poderão compartilhar arquivos, o que seria interessante do ponto de vista do usuário. Mas é bom deixar claro que a Karbonn não visa o usuário final e sim desenvolvedores e geeks em geral, que se interessam por esse tipo de produto.

Por mais estranho que possa parecer, essa estratégia não é novidade. Há cinco meses atrás a Microsoft teria proposto à HTC um acordo semelhante, oferecendo o Windows Phone 8 a ser instalado em seus aparelhos por uma taxa ridícula ou até mesmo inexistente. Muita gente considera o hardware da empresa de Taiwan excelente, e aliado a um sistema de ótima performance como o Windows Phone 8 um aparelho como o HTC One ganharia muito. O que se questionou é como esse acordo seria efetuado: embora a alternativa óbvia seria disponibilizar versões de seus aparelhos rodando WP8, muitos apontaram para a possibilidade de smartphones da HTC com dual boot. E com essa confirmação da Karbonn vemos que é possível.

Para mim que adoro esse tipo de coisa, um aparelho dual boot seria excelente pois permitiria usar o WP8 sem me desvencilhar do Android, sistema em que já investi uns bons cascalhos com apps. Entretanto é fato que a grande massa não está nem aí para isso, explicar para um usuário de aparelhos mid-low que seu smartphone possui dois SOs soaria alienígena, ele só quer que o celular funcione e pronto. Mas não deixa de ser uma alternativa interessante.

Fonte: The Times of India via The Verge.

relacionados


Comentários