Meio Bit » Arquivo » Ciência » Lua encobrindo Saturno - mais um timelapse bacana

Lua encobrindo Saturno - mais um timelapse bacana

O Fotógrafo Colin Legg conseguiu fazer um belo Time-Lapse da Lua encobrindo Saturno graças a capacidade de capturar vídeos em formato RAW do plugin Magic Lantern.

10 anos atrás

lua encobrindo saturno

Fenômenos astronômicos são legais. Quase todo mundo concorda com isso e, creio, que 100% dos leitores deste site devem aprovar belas fotos feitas das estrelas. Bem, eu sou um grande admirador, embora nunca tenha feito algo do gênero (vontade não falta). Antigamente, a possibilidade de trabalhar com astrofotografia era reservada para quem podia investir pesado em equipamento e estudar muito para conseguir uma bela imagem. Hoje em dia a questão do equipamento é mais tranquila e barata, mas ainda tem que estudar muito. O acesso a astrofotografia pode ser resumido na quantidade absurda de blogs, sites e imagens nas redes sociais de gente que está mandando muito bem no assunto (e não são, necessariamente, profissionais).

O exemplo da semana dentro da área e este vídeo em forma de time-lapse feito pelo fotógrafo Colin Legg que registrou um evento astronômico até simples (e não muito raro), mas que oferecia algumas dificuldades técnicas. O movimento da Lua encobrindo Saturno acontece algumas vezes por ano, mas o fato de nosso satélite natural possuir um brilho muito forte, muitas vezes inviabiliza o registro do momento. Colin resolveu o problema instalando o plugin Magic Lantern em sua Canon EOS 5D mark II e fez a captura do momento em vídeo salvo no formato RAW (sem compressão). O resultado foi um vídeo onde a edição possibilitou realçar momentos importante e controlar a luminosidade da lua.

Colin se utilizou de uma telescópio Celestron C8 (2000 milímetros), sua Canon 5D mark II com abertura de diafragma em f/10, obturador em 1/60 e ISO 200, e o plugin Magic Lantern RAW. O vídeo teve um crop de 3x e com resolução de 1880 x 1056pixels. Vejam abaixo o resultado.

 

relacionados


Comentários