Meio Bit » Arquivo » Indústria » Nokia X, Nokia X+, Nokia XL: empresa finlandesa apresenta seus primeiros smartphones Android em Barcelona

Nokia X, Nokia X+, Nokia XL: empresa finlandesa apresenta seus primeiros smartphones Android em Barcelona

A Nokia finalmente apresentou seus primeiros smartphones Android, o Nokia X, o Nokia X+ e o Nokia XL. Os aparelhos contam com especificações e hardware de entrada, e foram criados para enfrentar concorrentes baratos e eficientes como o Moto G.

10 anos atrás

nokia-x_smartphones2

Em seu keynote na MWC, a Nokia finalmente lançou seus tão esperados smartphones com Android criados para ocupar o lugar entre as linhas Asha e Lumia, o Nokia X, o Nokia X+ e o Nokia XL, que contam com telas de 4 (X e X+) e 5 polegadas (XL). Como previsto, os três modelos são aparelhos de entrada com especificações que não chegam a empolgar, mas que podem abrir muitas portas para a Nokia em um futuro próximo. A linha X conta com o design e os cases coloridos tradicionais da Nokia, mas os maiores atrativos dos novos aparelhos são mesmo os preços, apenas 89 Euros pelo Nokia X, 99 Euros pelo X+ e 109 Euros pelo XL.

nokia-x_telas

O visual da interface procura imitar os live tiles do Windows Phone dos smartphones da linha Lumia, o que parece funcionar muito bem. O problema é que como a versão do Android que a linha X roda é personalizada, os novos smartphones não poderão acessar a Google Play, apenas a Nokia Store (além de outras lojas alternativas). Também é possível instalar aplicativos através de arquivos APK do seu computador ou cartão de memória, mas nada garante que elas irão funcionar com o Nokia X e seus irmãos. Os smartphones serão vendidos com alguns aplicativos já pré-instalados, como o Viber, Twitter e Plants vs. Zombies 2 e Vine.

Um outro problema é que os novos smartphones Nokia com Android deixam de lado uma das melhores coisas do sistema operacional, pelo menos na minha humilde opinião, que é a integração com os serviços Google, no caso totalmente substituída por similares da Microsoft como o Skype, Outlook e OneDrive. Pelo menos a Nokia vai incluir algumas das suas funcionalidades especiais, como streaming de músicas grátis do MixRadio, além dos mapas offline e das instruções de navegação do Here Maps, mas eu sinceramente ainda preferiria poder instalar o Google Maps.

nokia-x_smartphones

Os aparelhos Nokia X e Nokia X+ estão disponíveis nas cores verde, preta, branca, amarela, azul e vermelho, e o Nokia XL será vendido nas mesmas cores, menos a vermelha, substituída neste modelo por laranja. Os três modelos são equipados com processador Snapdragon Dual-Core de 1 GHz, mas o Nokia X conta com apenas 512 MB de RAM, enquanto os outros dois têm 768 MB.

A câmera fotográfica, que sempre foi o destaque da Nokia, não tem o mesmo brilho nos três novos smartphones, já que o Nokia X e o Nokia X+ vem com câmera de 3 megapixels, enquanto o Nokia XL tem uma câmera de 5 megapixels. As telas LCD IPS de 4 polegadas (X e X+) e de 5 polegadas (XL) contam com mesma resolução (800 × 480 pixels), e o único dos três que tem câmera frontal é o Nokia XL (2 megapixels). Todos os três smartphones são Dual SIM.

Como dá pra perceber, o foco da Nokia era mesmo oferecer algo barato e eficiente, sem nenhum tipo de exagero que pudesse ameaçar a linha Lumia. Apesar da imensa demora em adotar o Android como sistema alternativo, acredito que foi uma boa estratégia da Nokia lançar estes aparelhos. Se vai dar certo ou não, é algo que iremos descobrir, mas se tivesse que apostar, diria que sim.

Saiba mais sobre a nova linha X da Nokia no Nokia Conversations.

Clique abaixo para ver um vídeo de demonstração na nova linha X da Nokia.

http://www.youtube.com/watch?v=oUCEN-XvC7gFirst hands-on with the Nokia X family

relacionados


Comentários