Meio Bit » Arquivo » Indústria » SUDERJ INFORMA: saem Balmer e Gates, entram Nadella e Thompson

SUDERJ INFORMA: saem Balmer e Gates, entram Nadella e Thompson

SUDERJ INFORMA: saem Balmer e Gates, entram Nadella e Thompson. Nem foi tão longa assim a caça ao novo CEO da Microsoft. O escolhido foi Satya Nadella, prata da casa e VP da divisão de nuvem. Completando o fim de uma era, Bill Gates sai da posição de Chairman, e pela primeira vez em sua História a Microsoft não tem nenhum dos fundadores no comando.

10 anos atrás

microsoft-build-satya-nadella

Conforme profetizamos (modéstia é nosso forteaqui, a Microsoft acaba de confirmar a escolha de seu novo CEO. No lugar de Steve Ballmer, entra Satya Nadella, um indiano de 46 anos, sem Mohinder no nome, para alívio geral. O mercado recebeu a notícia com alívio moderado. Por um lado Nadella é prata da casa, tem mais de 20 anos de Microsoft e foi um excelente vice-presidente executivo para Nuvem e mercado corporativo, mas por outro lado ele é bem “fraco” em produtos de consumo e gadgets.

Satya sabe disso, mas não será um problema. Ele aprende rápido, e tem a mentalidade correta, pelo que dá pra extrair do e-mail que mandou para os funcionários da empresa:

Eu compro mais livros do que consigo terminar. Me inscrevo em mais cursos online do que consigo completar. Eu acredito fundamentalmente que se você não está aprendendo coisas novas, você cessa de criar coisas grandes e úteis. Então família, curiosidade e fome por conhecimento me definem.”

Nadella pode ser a visão nova que falta pra colocar a Microsoft nos eixos. Não é cool como um Jobs, não é histriônico como o Ballmer, e trará uma visão de fora mas de dentro. Ele conhece profundamente a Microsoft MAS não tem os vícios da divisões “populares”.

Satya Nadella pode não ser o CEO que a Microsoft merece (sempre será o Bill) mas é o CEO que a Microsoft precisa. Já aconteceu antes, quando Steve Jobs contratou um sujeito que vendia água açucarada, e aumentou as vendas da empresa de US$ 800 milhões para 8 bilhões de dólares, e diga-se o que quiser de John Sculley (eu digo) ele deixou a Apple em 1997 com US$ 2 bilhões no caixa. Não é troco de pinga.

topmen

John W. Thompson, por sua vez é um ex-VP da IBM, ex-CEO da Symantec e era diretor da Microsoft, encarregado de encontrar um novo Chairman para o quadro de Diretores da empresa. Encontrou, ele mesmo. 🙂 Thompson, de 64 anos substitui Bill Gates, que continua como acionista da empresa mas inexplicavelmente prefere dedicar seu tempo salvando o mundo, ao invés de mediar brigas entre o pessoal do Skydrive e o grupo do XBox.

Hoje, 18 h no horário de Brasília, a Microsoft veiculará um webcast neste link aqui, provavelmente com uma apresentação formal seguida de uma coletiva.

Esperemos que a transição seja tranquila, e a Microsoft ache seu caminho no mundo pós-PC. E pelo visto, estão achando. A visão hoje é que são uma empresa de tecnologia, e que tecnologia vai muito além de videogames e computadores pra jogar Campo Minado. Que o diga o emocionante comercial veiculado durante o SuperBowl:

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários