Meio Bit » Arquivo » Hardware » ⅓ das pessoas acham que screensavers poupam energia

⅓ das pessoas acham que screensavers poupam energia

Não que seja preciso entender as Leis da Termodinâmica, basta bom-senso, coisa que uma pesquisa inglesa comprovou inexistir em 1/3 dos entrevistados. É a proporção que acha que screensavers são bons para os computadores e meio-ambiente, pois ECONOMIZAM energia. Você sabe, passar animações na tela consome menos do que não fazer nada. No mundo bizarro, provavelmente…

10 anos atrás

screensaver-1-toasters

No passado distante, quando ainda se usava monitores de tubos de raios catódicos (e o próprio nome é velho) havia a preocupação que uma imagem parada na tela por muito tempo iria queimar permanentemente sua silhueta, inutilizando o equipamento. Isso realmente acontecia, mas em casos extremos, como caixas eletrônicos e computadores de lojas, com a logo sempre na mesma posição na tela, ligados o dia inteiro.

Gente normal não corria esse risco, mas a campanha de medo dos fabricantes de screensavers fez com que virassem um hábito. Em 1989 o hábito se tornou excelente, com a chegada do After Dark, o mais conhecido screensaver de todos, que virou até boate em Barrados no Baile:

After_Dark

Na prática screensavers não servem para nada além de mostrar animações. Se quer economizar energia, é só configurar pra tela apagar totalmente, coisa que rigorosamente ninguém faz. Pior. Uma pesquisa na Inglaterra mostrou que ⅓ dos usuários não só utiliza como acha que screensavers ajudam o computador a ECONOMIZAR energia.

É interessante como computadores eram e ainda são caixas-pretas para usuários comuns, daqueles que diziam que a marca de seus computadores era Samsung Syncmaster, e quando levavam pra manutenção deixavam a CPU em casa, “não parecia importante”.

Por sorte boa parte do gerenciamento de energia no Windows hoje em dia é automático, incluindo no Windows Phone, que quando entra em modo moribundo começa a desligar seletivamente recursos, para garantir o último erg de energia da bateria. Se depender do usuário teremos brilho no máximo e torradeiras voando pela tela do Lumia.

Para piorar, na mesma pesquisa descobriram que 50% das pessoas não acham que equipamentos em stand-by, conectados a tomadas gastam energia. Como se aquele 12:00 piscando no microondas fosse de graça.

Existe uma diferença entre ser ecochato e jogar dinheiro fora. Screensaver consome CPU, diminui a vida útil dos componentes do PC e gasta energia. Microondas em stand-by consome energia mas é um valor ínfimo. Já lâmpadas fazem uma bela diferença. Se ainda há uma incandescente em sua casa, troque. As fluorescentes consomem muito menos, duram mais e são recomendadas por todos, incluindo os ecochatos que não sabem que elas são muito mais danosas ao ambiente do que as antigas, que só tinham metal e vidro.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários