Home » Internet » NSA teria acesso a dados dos usuários de apps como Angry Birds

NSA teria acesso a dados dos usuários de apps como Angry Birds

Novos dados vazados por Edward Snowden afirmam que a NSA teria acesso a dados como idade, sexo e estado civil de usuários de aplicativos como Angry Birds.

6 anos atrás

gogoni-angry-birds

Quanto mais leio sobre os documentos vazados por Edward Snowden, mais me pergunto se tudo isso é tão absurdo quanto parece (o que, de fato, acredito), ou se tudo não passa de uma espécie de paranoia generalizada sobre privacidade que tem atingido pessoas ao redor de todo o mundo.

A bomba da vez são mais documentos divulgados por Snowden e publicados pelo The New York Times, The Guardian e ProPublica que afirmam que NSA, além do serviço de inteligência britânico GCHQ, têm acesso a dados de usuários de aplicativos como Angry Birds. Segundo as informações, os órgãos de inteligência podem coletar informações como localização atualizada dos usuários, idade, sexo e estado civil.

Especificamente no caso do AB, os relatórios afirmam que as agências podem acessar muito mais dados do que os simplesmente fornecidos pelo aplicativo. Isso, graças ao sistema de publicidade embarcado nas versões free dos apps. Como bem lembrado pelo Engadget, se levarmos em consideração que somente o joguinho da Rovio foi baixado mais de 1,7 bilhão de vezes, dá para se ter uma ideia macabra do fluxo de dados que passaram pelos servidores das inteligências.

Será que, de fato, agências de segurança precisam de dados de usuários de um simples joguinho para celulares e tablets para se armarem para a guerra contra o terrorismo?

relacionados


Comentários