Meio Bit » Arquivo » Ciência » Levitação com som é tão começo de 2014, a moda agora é… COM LASERS!

Levitação com som é tão começo de 2014, a moda agora é… COM LASERS!

Pelo visto todo mundo está brincando de Hogwarts. Depois do pessoal que criou um sistema de levitação com ondas sonoras, agora é a vez de um grupo que usa lasers para levitar diamantes. Parece Magia, mas é Tecnologia.

10 anos atrás

nanodiamond_3

Lá nos longínquos e arcaicos tempos do começo de 2014 noticiamos sobre uma técnica que usava ondas sonoras para levitar pequenos objetos. Legal, mas… obsoleto. Pode ser melhorado e tudo fica melhor with lasers. Foi o que um pessoal da Universidade de Rochester, usando uma das características mais estranhas da Luz (na verdade da radiação eletromagnética em geral).

A Segunda Lei de Newton diz: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. Isso, diz o bom-senso, se aplica a corpos com massa, mas não é tão simples. Um fóton tem massa zero, mas não tem velocidade zero, então ele tem momentum. Não deveria, pois momentum é massa vezes velocidade, mas o Universo é estranho mesmo.

Com isso a radiação solar exerce pressão sobre qualquer superfície. É assim que funcionam as velas solares, é assim que a NASA vai salvar o telescópio Kepler. É assim que o nanodiamante da imagem acima está flutuando.

Os caras criaram uma armadilha com dois lasers. Um spray de nanodiamantes é lançado na direção do laser, e com sorte um fica preso no exato centro. É minúsculo, mas pense bem: dois lasers estão exercendo uma força que contrabalanceia a atração gravitacional de um planeta inteiro.

E sim, há um vídeo:

Esse tipo de tecnologia pode ser usado em computação quântica, sensores, detectores de ondas gravitacionais e um monte de outros projetos. Um dia quem sabe uma matriz de lasers pode interagir com poeira em suspensão no ar e criar algo como… isto:

r2-d2-princess-leia-hologram

Fonte: LS.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários