Levitação com som é tão começo de 2014, a moda agora é… COM LASERS!

nanodiamond_3

Lá nos longínquos e arcaicos tempos do começo de 2014 noticiamos sobre uma técnica que usava ondas sonoras para levitar pequenos objetos. Legal, mas… obsoleto. Pode ser melhorado e tudo fica melhor with lasers. Foi o que um pessoal da Universidade de Rochester, usando uma das características mais estranhas da Luz (na verdade da radiação eletromagnética em geral).

A Segunda Lei de Newton diz: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. Isso, diz o bom-senso, se aplica a corpos com massa, mas não é tão simples. Um fóton tem massa zero, mas não tem velocidade zero, então ele tem momentum. Não deveria, pois momentum é massa vezes velocidade, mas o Universo é estranho mesmo.

Com isso a radiação solar exerce pressão sobre qualquer superfície. É assim que funcionam as velas solares, é assim que a NASA vai salvar o telescópio Kepler. É assim que o nanodiamante da imagem acima está flutuando.

Os caras criaram uma armadilha com dois lasers. Um spray de nanodiamantes é lançado na direção do laser, e com sorte um fica preso no exato centro. É minúsculo, mas pense bem: dois lasers estão exercendo uma força que contrabalanceia a atração gravitacional de um planeta inteiro.

E sim, há um vídeo:

Esse tipo de tecnologia pode ser usado em computação quântica, sensores, detectores de ondas gravitacionais e um monte de outros projetos. Um dia quem sabe uma matriz de lasers pode interagir com poeira em suspensão no ar e criar algo como… isto:

r2-d2-princess-leia-hologram

Fonte: LS.

Relacionados: ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples