CES 2014: Intel Edison, um dual-core do tamanho de um cartão SD

intel-edison

É, parece que a Internet das Coisas veio para ficar. Há quatro meses atrás a Intel apresentou o Quark, um SoC tão pequeno que chega a possuir um quinto do tamanho dos atuais e diminutos Atom. A intenção por trás da empresa é fornecer os meios para os fabricantes conectarem virtualmente tudo. E agora ela demonstrou o que é possível fazer ao apresentar o Edison, um computador tão pequeno que cabe literalmente num cartão SD.

Equipado com um Quark e construído com um processo de litografia de 22 nanômetros, o Edison é um conjunto dual-core de 400 MHz, possui conectividade Wi-Fi e Bluetooth e foi desenvolvido para rodar Linux, embora por ser de arquitetura x86 seja virtualmente possível instalar outros sistemas operacionais nele. Mais interessante, o minúsculo PC pode-se conectar à sua própria loja de aplicativos. Novamente o CEO da Intel Brian Krzanich lembrou que o Edison é voltado para desenvolvedores, fornecendo uma solução completa de hardware para ajudar a alavancar a nova geração de computadores, sejam vestíveis ou eletrodomésticos inteligentes.

A Intel demonstrou o funcionamento com uma espécie de babá 2.0: no conceito um bebê vestia uma roupa especial com sensores que monitoram seus sinais vitais e envia as informações para uma caneca com LEDs, que se acendiam de acordo com o estado do pequeno; verde se ele está confortável, vermelho em estado de alerta. Ao mesmo tempo os sensores enviam comandos para um aquecedor de mamadeiras, que entra em ação quando o bebê começa a chorar de fome.

Como a Intel não é boba ela revelou uma competição onde premiará os melhores projetos dos desenvolvedores envolvendo o pequeno computador. Sem dar maiores detalhes, Krzanich apenas disse que o valor total de prêmios será de US$ 1,3 milhão e o primeiro colocado levará a bolada de US$ 500 mil. O Edison estará disponível em meados de 2014 e seu preço não foi divulgado.

Fonte: Engadget.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples