Home » Mercado » Sony (!) pode lançar smartphones com Windows Phone ainda este ano

Sony (!) pode lançar smartphones com Windows Phone ainda este ano

Nem só de Nokia vive o Windows Phone: a Microsoft quer esquecer as brigas do passado e convida a Sony para ser mais uma fabricante de smartphones WP8!

6 anos atrás

Laguna_PSVita_WP8

Sucessor do melhor tablet da Sony poderia ganhar uma versão Windows Phone?

A Microsoft tem se esforçado bastante para tornar o sistema operacional Windows Phone uma terceira opção bem competitiva frente à monstros consagrados de público e crítica como iOS e Android. Sobre este último, ele pode sofrer uma baixa. Ou quase isso: estamos a falar da Sony, a gigante japonesa que tem sido uma fabricante exclusiva de smartphones Android há quatro anos e que foi convidada pela Microsoft a integrar o Windows Phone em seus smartphones.

Outrora uma antiga parceira do Windows Mobile (Xperia X1 que o diga!) e que continua sendo grande rival nos consoles, a japonesa pode se tornar uma grande aliada da Microsoft mesmo com a boa fama do Windows Phone praticamente pertencendo à Nokia, a principal fabricante de smartphones WP8.

Enquanto a Sony sofre forte concorrência com a Samsung liderando o mercado de dispositivos Android, o Windows Phone ainda é um sistema operacional mobile em franca expansão que representa muito potencial a ser explorado: nos tablets, por exemplo, a Microsoft planeja fundir o Windows Phone ao Windows RT e, até o momento, a Nokia só apresentou um mísero tablet ARM, o Lumia 2520. A Sony poderia se aproveitar da confusão toda.

O tio Laguna considera a Nokia como a “Samsung do Windows Phone”: assim como a coreana, a finlandesa simplesmente consegue fabricar inúmeros modelos de celulares de todos os tamanhos para atender várias faixas de custo e público. Caso a Sony queira mesmo entrar no Windows Phone com o pé direito este ano, terá que tentar bater o maior sucesso da Nokia na faixa do baixo custo: o Lumia 520, que responde sozinho por mais de 30% do mercado de smartphones WP8.

Além da Sony, a Microsoft está negociando com outros prováveis parceiros, como a chinesa ZTE, para produzir mais Windows Phones de baixo custo. Só tem um probleminha para a ZTE e a Sony caso queiram concorrer nos smartphones WP8 mais baratos: melhor correrem pois a Nokia já está vindo com o Lumia 525.

Fonte: Forbes via The Verge.

relacionados


Comentários