Home » Áudio e vídeo » Película vs Digital — A Batalha Final

Película vs Digital — A Batalha Final

Se há uma briga besta por aí é a entre filme e digital. Ainda mais com o mundo todo migrando pra digital faz tempo. O único argumento dos analógicos é a tal qualidade de imagem, mas será que gente normal consegue perceber a diferença? Um sujeito resolveu testar, filmando as mesmas cenas com os dois métodos.

6 anos atrás

qv-10-nox-6401

Quando a fotografia digital apareceu a resolução das máquinas era pífia, a sensibilidade menor que a de um guerreiro huno e a escala dinâmica de cores cabia em uma palheta de 2 bits, e um era de paridade. Com o tempo a qualidade da imagem digital foi crescendo, a ponto de hoje o filme ser muito mais uma escolha pessoal (e econômica) por parte do fotógrafo do que uma necessidade.

Na parte do cinema foi o mesmo. O vídeo digital era um mero brinquedo, sem ter como competir com a película, mas do outro lado tudo já estava pronto. Mesmo filmes em película eram digitalizados e montados em equipamento digital. Efeitos visuais ganharam MUITO, pois você não precisava mais fazer 12 passagens de película para obter uma cena finalizada, a perda era zero.

Quando as câmeras digitais de cinema chegaram, foram só a última peça do quebra-cabeças. Hoje praticamente tudo é filmado em digital.

Mesmo assim a controvérsia ainda existe. Qual formato é melhor? Para amadores, vlogueiros e similares, sem dúvida é o digital. Não há o que discutir. Para outros, bem… um sujeito chamado Joey Shanks resolveu experimentar, filmando lado-a-lado com uma câmera de película e uma digital.

Coloque o vídeo abaixo em Full HD e compare você mesmo. EU acho que os dois são excelentes.

FILM vs. DIGITAL | SHANKS FX | PBS Digital Studios

Ah sim, por favor ignore o analfabetismo do Joey, que entende tudo de cinema mas desconhece a diferença entre “you're” e “your”.

relacionados


Comentários