Meio Bit » Arquivo » Internet » Nokia remove HERE Maps da App Store e culpa o iOS 7

Nokia remove HERE Maps da App Store e culpa o iOS 7

Nokia diz que removeu HERE Maps da App Store porque o iOS 7 prejudica a experiência de uso do app; serviço permanecerá disponível através de aplicação web

10 anos atrás

nokia-here-maps

Se tem uma coisa que a Nokia sempre mandou bem e com muito mais excelência do que seus concorrentes (a saber Google, Bing e principalmente Apple) é na categoria mapas. Por muito tempo usuários resistiram a migrar para plataformas Android ou iOS pelo simples fato que a empresa finlandesa entregava uma experiência excelente de navegação. Claro, isso não evitou os desdobramentos que culminaram na compra dela pela Microsoft, mas este não é o foco.

Usuários Android nunca tiveram acesso (muito provavelmente porque o Google não quer concorrência em sua plataforma), mas em 2012 a Nokia lançou o HERE Maps no iOS, ainda cambaleando pelo belo vexame com sua própria solução de navegação, depois de forçar a saída do Google Maps (que só voltou tempos depois). Entretanto, passado um ano a Nokia anunciou que removeu o app da lojinha da Apple, e que o principal culpado é o iOS 7.

A declaração da empresa foi a seguinte:

"Tomamos a decisão de remover o aplicativo HERE Maps da App Store por conta das recentes mudanças que afetam a experiência de uso no iOS 7. Usuários de iPhone podem continuar utilizando o web app no endereço m.here.com, que oferece suas necessidades de localização como busca, traçar rotas, orientação e informações do trânsito, tudo completamente sem custos."

Ainda que a Nokia se ache no direito de reclamar ela não está com a razão nessa. Ela sabe muito bem que a Apple preza a experiência de uso de seus usuários e quem não se enquadrar vai ser posto para fora. Se a Nokia não consegue se adaptar ao iOS a culpa não é da Apple, mas dela própria. Além do mais Cupertino tem uma solução própria concorrente, retirar os adversários de seu playground é interessante para ela. O Google Maps voltou após um tempo mas diferente do app Mapas ele não se integra com o iOS, por isso ele é tolerado (além do um bilhão que o Google paga para ser o buscador padrão).

Com exceção de quem baixou o app para o iTunes, agora a única opção é utilizar o web app. Embora a experiência ainda seja boa ele ficará sujeito à limitações de cache. Entretanto é melhor do que nada.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários