Anime (literalmente) seus chats em vídeo com o FaceRig

facerig-demo

Chats de vídeo costumam ser complicados para alguns tipos de pessoas, principalmente no caso dos introvertidos que não gostam muito de se expor, ou de que a câmera capture o ambiente no caso de pessoas com problemas de organização. E se houvesse um programa capaz de capturar os movimentos de seu rosto e os transpusesse num avatar animado em tempo real? Seria uma interação divertida, certo?

É o que um grupo de desenvolvedores da Romênia está propondo com o FaceRig, um programa que está arrecadando fundos no Indiegogo.

A princípio a ideia do estúdio é fornecer uma ferramenta compatível com qualquer programa de streaming de vídeo com câmera, seja Skype, Twitch ou similares. Eles ainda não revelaram as particularidades técnicas, mas informam que usam técnicas de escaneamento facial da sueca Visage Technonogies. Neste primeiro momento (o programa está em fase beta), os avatares disponíveis são menos humanos (um panda-vermelho, uma japinha de anime, um demônio e um soldado espacial), porém a intenção do grupo romeno é fornecer soluções para diversas situações, inclusive para uso profissional: imagine que seu chefe que falar com você urgentemente e você acabou de acordar, todo descabelado e com uma barba de dez dias; com o FaceRig você poderia selecionar um avatar de seu próprio rosto, capturado e renderizado pelo programa para lhe salvar dessa enrascada.

A campanha termina no dia 05 de fevereiro e visa arrecadar 120 mil dólares, dos quais já levantou US$ 102 mil num prazo de dez dias. Você pode pensar que o programa é caro, mas uma simples contribuição de US$ 5 já garante uma licença beta do FaceRig Classic (limitada a 50 mil pessoas), que será atualizada para a versão final assim que ele for oficialmente disponibilizado. Doações maiores garantem versões mais especializadas com a Pro e a Studio e seus correspondentes mobile. A previsão é de que o programa seja lançado em agosto de 2014.

Fonte: Indiegogo.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar