Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google finalmente libera app do Gerenciador de Dispositivos Android na Play Store

Google finalmente libera app do Gerenciador de Dispositivos Android na Play Store

10 anos atrás

android-device-manager

Enquanto o Google algumas vezes impressiona o público com projetos como o Loon, que promete levar internet de graça aos recônditos da Terra através de balões, por outro algumas vezes ela tropeça e feio no básico. Uma das maiores reclamações dos usuários do Android era o fato de que o sistema não contava até bem pouco tempo atrás com uma ferramenta nativa de localização de dispositivos, como o iOS fez há um bom tempo com o Find My iPhone.

Somente em agosto a empresa resolveu fazer a lição de casa e disponibilizou o Gerenciador de Dispositivos Android, que faz basicamente a mesma coisa que sua contraparte para os iGadgets e um monte de apps de terceiros como o Cerberus e o Droid Finder: caso seu smartphone ou tablet seja roubado ou você o esqueça em algum lugar, basta acessar este site aqui, que tentará rastreá-lo, informando o endereço em que ele se encontra (caso a opção de compartilhamento de posição esteja habilitada); a partir daí é possível fazê-lo tocar por até cinco minutos no último volume, bloqueá-lo e só liberar o aparelho mediante entrada de uma senha ou, caso ele tenha se perdido de vez e não haja mais esperanças de recuperá-lo, selecionar "Apagar" e fazer um wipe completo. Obviamente que o site não realiza backup dos arquivos, mas para quem já perdeu o aparelho...

Só que mesmo essa opção não era perfeita, já que um app dedicado ainda não havia sido lançado e exigia o uso de um PC, e o tempo para acessar um numa situação de roubo pode ser fatal. Hoje o Google corrigiu a falha, liberando o Gerenciador de Dispositivos Android na Play Store, obviamente de graça e compatível com todos os aparelhos a partir do Android 2.3 Gingerbread. Com isso agora não é mais preciso depender de um desktop para localizar ou desativar seus gadgets, desde que você possua um segundo dispositivo Android.

É cópia? Pode até ser, mas é uma cópia muito bem-vinda e é imprescindível que o app venha pré-instalado em todos os Androids daqui pra frente: é preciso pensar grande, o sistema equipa desde o aparelho top de linha ao pé-de-boi, e muitos usuários sequer tem a cultura de instalar apps. E já que a Apple copiou a área de notificações, pode-se dizer que estão quites e todo mundo sai ganhando.

Fonte: Google Play.

relacionados


Comentários