Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Newborn de Erika Muniz - Resenha

DVD Newborn de Erika Muniz - Resenha

A iPhoto Editora coloca no mercado o DVD Newborn - ensaio de recém-nascidos da fotógrafa Erika Muniz mostrando técnicas de fotografia para quem quer seguir esse tema em sua carreira fotográfica.

10 anos atrás

Em alguns momentos, as modas americanas e europeias acabam aportando em terras tupiniquins. Algumas são muito estranhas e acabam não vingando por aqui. Por isso que tenho muito receio em comprar livros e DVDs técnicos de fotografia (casamento, book, gestante) de autores estrangeiros, pois a estética é diferente. Nem tudo que funciona no exterior acaba por ser eficaz por aqui, vide a propensão dos americanos em fazer montagens bregas.  Já existe uma linguagem do casamento brasileiro, por exemplo, e romper isso é muito complicado (embora alguns fotógrafos tenham tido sucesso).

Agora temos o Newborn ou, como gosto de falar, a fotografia de recém nascidos. Sou meio contra nomes estrangeiros, mas temos que pensar no marketing também. Recém nascidos se tornou o novo filão a ser explorado na fotografia brasileira. Tudo bem, já temos vários estúdios explorando o tema dos acompanhamentos de bebês, mas o Newborn é uma coisa diferente, uma coisa que pouca gente sabe como fazer e, muitos dos que dizem que fazem, não estão fazendo direito. Depois que assisti ao DVD Newborn - Ensaio de recém-nascidos da fotógrafa Erika Muniz, percebi que a coisa toda é mais um conceito do que uma técnica. Um serviço completo a ser prestado e não apenas a fotografia.

O DVD, ao contrário de outros lançamentos da iPhoto Editora, abre com uma entrevista com a fotógrafa. Erika Muniz explica de onde veio a ideia de fotografar recém-nascidos e de onde tirou as influências para começar a praticar no Brasil um tipo de fotografia que já era bem famosa nos Estados Unidos. Destacando a coragem da fotógrafa em largar outros segmentos da fotografia para apostar em algo que ainda não tinha um público cativo no Brasil. Os próximos 3 capítulos do DVD trazem temas que podem ser estranhos para a maioria dos fotógrafos. O objeto deste tipo de fotografia são bebês que estão, no máximo, em sua terceira semana de vida. Ou seja. existem cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança do estúdio para os modelos (estamos falando de higienização e conforto térmico). O cuidado com a higienização do estúdio é tão grande que tudo é limpo depois de cada ensaio e a fotógrafa utiliza protetores descartáveis nos pés para não trazer nenhuma impureza para dentro do estúdio.

Outra coisa é que, praticamente, é só o fotógrafo que lida com o bebê, ou seja, é necessário aplicar técnicas para acalmar a criança. A maioria das fotos de Newborn são feitas enquanto a criança está dormindo, e por isso é necessário saber como lidar com a criança. Esses motivos já são suficientes para descartar esse tipo de fotografia para um estúdio comercial onde a quantidade é mais importante do que qualidade. Mas, também temos que lembrar que, por conta da instabilidade do humor da criança, uma ensaio como esse pode durar até quatro horas. Um trabalho muito específico e longo. O DVD segue mostrando os equipamentos necessários e a iluminação necessária para os ensaios. Na parte de equipamentos temos uma câmera e duas lentes de grande qualidade. Um investimento alto, mas centralizado em pouca coisa. A iluminação também é simples, mas aplicada de maneira inteligente. O importante é o local, o tratamento com o cliente, o jeito com as crianças e, acima de tudo, sensibilidade. Não é possível fazer um ensaio destes sem ter uma ligação sentimental para com as crianças. Talvez esse seja o motivo de que os fotógrafos mais famosos de Newborn sejam mulheres.

O DVD segue com 3 ensaios práticos onde podemos ver a fotógrafa em ação. Fotografar um recém-nascido é algo completamente fora da experiência da maioria dos fotógrafos. Quem fotografa book e está acostumado a matar o serviço em duas horas vai se sentir oprimido com a duração e a paciência necessária para se lidar com uma criança tão nova. Esse é um fator de seleção interessante. Nem todo mundo vai conseguir realizar esse tipo de fotografia. Um bom desafio para quem está pensando em encarar os newborn. Finalizando o DVD temos a análise das fotos feitas junto com a fotógrafa.

Sei que o mercado de DVDs e livros de fotografia está saturado com os mais diversos temas. São lançamentos periódicos e ficamos sem saber se aquele livro ou DVD realmente nos mostra uma coisa nova, ou um ensinamento que valha a pena o dinheiro gasto. Esse Newborn - Ensaio de recém-nascidos da fotógrafa Erika Muniz é uma adição muito interessante para o acervo de fotógrafos iniciantes e veteranos que estão interessados em adentrar neste mundo mágico e fascinante. Você pode comprar o DVD direto no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 119,00.

dvd_newborn_-_erika_muniz

 

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários