Meio Bit » Arquivo » Mobile » Habemus Instagram no Windows Phone. (e Waze também!)

Habemus Instagram no Windows Phone. (e Waze também!)

Depois de um parto mais complicado do que o da formiguinha da anedota, que ao contrário do que todos imaginam não morreu na lua de mel com o elefante, SAIU o Instagram pra Windows Phone. Para nossa alegria não é um webapp feito nas coxas, como muitos imaginavam e a Microsoft andou fazendo, mas um app decente, correto, honesto e que funciona redondinho. Clique, confira e baixe.

10 anos atrás

insta_teste1.jpg

A decisão da Microsoft de abandonar o legado e começar o Windows Phone do zero foi corajosa e extremamente válida do ponto de vista técnico, sem ter que suportar uma década de gambiarras, conseguiram criar um sistema operacional móvel leve, ágil, pensado para os dias atuais de socialização de conteúdo e bonito, a ponto de quando apresentaram a interface Prince, muita gente dizer “parece coisa da Apple”. Só que um sistema lindo, sem programas de nada adianta, e isso foi a pedra no sapato do Windows Phone.

Ele caiu no mesmo círculo vicioso da exploração espacial comercial: ninguém explora comercialmente o espaço por ser muito caro, e só deixará de ser caro quando muita gente estiver explorando. Ninguém queria escrever programas para Windows Phone por ele ter poucos usuários e os usuários não queriam Windows Phone por ter poucos aplicativos.

A Microsoft investiu pesadamente nisso, seguindo a cartilha da Apple, que atirou toneladas de dinheiros nos desenvolvedores. Hoje dá para ser feliz no Windows Phone, se você não quiser 254 versões de apps de colocar florzinhas em imagens, ou um jogo obscuro feito por um garoto do Takitakistão, nas horas vagas nas minas de tabaco.

A grande exceção do Windows Phone era o Instagram. Depois de comprado pelo Facebook se tornou extremamente antipático a desenvolvedores. Perseguiram e baniram apps que faziam engenharia reversa da API para subir arquivos, e ignoraram durante anos a Microsoft E a Nokia. Por pura pirraça isolaram todo um segmento mobile. Agora, depois de muita negociação e sabe-se lá o tamanho do agrado deixado na mesinha de cabeceira, saiu FINALMENTE o Instagram para Windows Phone 8.

insta_teste5

É BEM complicado fazer uma resenha sobre um app que é visualmente bonito, mas segue a exata e idêntica lógica de fluxo de suas versões em outros sistemas operacionais. É o bom e velho Instagram, rodando no Windows Phone. Ele aproveita recursos do sistema, de qualquer app que use o recurso de compartilhar imagens, você pode mandar direto pro Instagram, mas isso não é algo que mude o mundo.

Insta_teste2

Os recursos de filtros estão todos lá, inclusive o melhor de todos, que todo mundo deveria escolher que é o filtro PARE DE USAR FILTROS E ESTRAGAR SUA IMAGEM, CACETA!

insta_teste4

A interface, como já dito, é bem familiar, quem conhece o Instagram vai se sentir em casa. Isso é, acho, a grande vantagem em relação ao Instance e outros clientes Instagram na plataforma Windows Phone 8.

insta_teste3

Se a ausência do Instagram era sua desculpa para não ter um Lumia, já era, ele está funcionando redondinho. Só tem que procurar com cuidado, a praga da loja do Windows Phone, aquele monte de apps picaretas que tentam se passar por uma versão oficial jogaram o Instagram Beta para a 21ª posição na listagem.

Onde baixar: aqui neste link do lojinha do Windows Phone. Sim, é digrátis.

P.S.: o Waze, aquele tal aplicativo de mapas sociais cujo símbolo é um esperma motorizado também saiu pra Windows Phone. Aqui neste link oficial.

Fonte: Microsoft Brasil.

ATUALIZAÇÃO: o beta parece fazer sentido no caso atual, pois o Instagram para Windows Phone não vem com o recurso de gravar e subir vídeos.

relacionados


Comentários