Meio Bit » Arquivo » Mobile » App CyanogenMod Installer é lançado na Google Play Store

App CyanogenMod Installer é lançado na Google Play Store

App promete facilitar instalação de ROMs alternativas para usuários leigos; CyanogenMod Installer só depende de um app companion que roda em Windows

10 anos atrás

cyanogenmod-installer

Há quase dois meses atrás a Cyanogen, outrora um grupo de entusiastas comprometidos e disponibilizar versões mais próximas do Android puro para uma miríade de dispositivos, seja por conta das customizações bizarras ou pelo fim do suporte a aparelhos antigos deu um importante passo para se tornar mais popular: ela recebeu um aporte de US$ 7 milhões e de fato se tornou uma empresa, com a missão de levar o CyanogenMod a mais dispositivos ao prometer facilitar o processo de troca da ROM.

A iniciativa oficial é transformar o sistema alternativo em um fork do Android e trabalharia em duas frentes: uma seria disponibilizar aparelhos que já saem de fábrica com o CyanogenMod (algo que complica sua vida já que o Open Handset Alliance, o acordo de utilização não permite que os fabricantes parceiros trabalhem com versões alternativas do robozinho sob pena de quebra de contrato; o parceiro pode ser uma empresa que não trabalha com o SO), e a outra disponibilizar um app que faria todo o trabalho pesado de substituir a ROM dos dispositivos existentes, driblando os inúmeros passos que o usuário é obrigado a percorrer para trocar o SO de seu aparelho, o que afasta os menos geeks.

O CyanogenMod Installer que acaba de ser lançado cumpre esse objetivo. Ele roda em diversos aparelhos tais como o Galaxy S4, o HTC One e o novo Nexus 7 e até alguns mais antigos como o Nexus S e o Galaxy S2 (aqui você encontra a lista completa). Uma vez instalado é preciso um companion app no desktop, que por enquanto só roda em Windows (a Cyanogen está preparando uma versão para Mac). Com tudo pronto seguem os avisos de sempre: fazer backups e carregar a bateria até o máximo. Daí é só conectar o smartphone no PC, rodar o passo-a-passo e instalar a ROM. O app fará tudo sozinho: baixar a versão mais recente e estável, fazer root, limpar os dados e trocar a ROM. Ele não faz distinção de qual ROM você roda, se original ou alternativa, ou mesmo uma versão anterior do CyanogenMod. Claro, como é a primeira versão do app ele está sujeito a falhas, portanto é bom tomar cuidado.

Como já possuo a última versão Snapshot do Android 4.3 em meu S3 acabei não experimentando, mas em todo o caso instalei para quando for lançada a próxima versão mais estável. Caso você tenha instalado e testado, deixe sua impressão nos comentários.

Fonte: CyanogenMod.

relacionados


Comentários