Meio Bit » Arquivo » Internet » Google disponibiliza ferramentas para ajudar as vítimas do tufão filipino Haiyan

Google disponibiliza ferramentas para ajudar as vítimas do tufão filipino Haiyan

Google Person Finder e Google Maps estão disponíveis para localizar desaparecidos e informar lugares que estão servindo como abrigos e hospitais

10 anos atrás

Combinação de imagens tiradas por satélites japoneses e europeus mostram a passagem do tufão Hayian sobre as Filipinas em 07/11. Clique para vê-la maior (Fonte: EUMETSAT)

Uma verdade que ninguém gosta de admitir: quando a natureza acorda de mau humor, a única coisa a fazer é sair da frente ou aguentar as consequências. No último fim de semana as Filipinas foram literalmente devastadas pelo tufão Haiyan (localmente denominado Yolanda), que atingiu seis ilhas com ventos de até 245 km/h (há informes que eles sustentaram por um minuto a velocidade de 315 km/h, o que o tornaria o mais poderoso a atingir terra firme já registrado). Os resultados são os esperados: o país virou um pandemônio, a cidade de Tacloban, uma das mais atingidas foi praticamente riscada do mapa e estima-se que pelo menos 10 mil pessoas morreram. Atualmente a tempestade se dirigiu para a China e já perdeu muito de sua força.

A comunidade internacional está se organizando para auxiliar o país nessa situação de emergência, e o Google disponibilizou ferramentas para ajudar de forma remota, como já fez em tragédias ocorridas anteriormente, como o desastre de Fukushima.

Na página que também está disponível de forma mobile, é possível com o Google Person Finder localizar pessoas desaparecidas ou informar sobre a localização de pessoas ou grupos, o que está sendo utilizado para alimentar a base de dados do Relief Map, e organizar locais que estão sendo usados como abrigos, hospitais, postos de polícia e outros, que são marcados no mapa. É possível solicitar informações sobre pessoas mandando SMS para as operadoras locais.

Google Person Finder: informações sobre desaparecidos alimentadas em tempo real

Google Maps marca abrigos nas Filipinas

O site também lista contatos de instituições como Cruz Vermelha, Unicef e WFP para quem estiver interessado em fazer doações, além de listar as últimas notícias. A postagem fixa é um texto da CBS News, que lista inúmeras alternativas para quem quiser ajudar de alguma forma. Celulares são de extrema importância numa situação dessas, e um simples SMS pode ajudar e muito.

Fonte: Google via TNW.

relacionados


Comentários