Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft apresenta Inori Aizawa, a mascote oficial do Internet Explorer

Microsoft apresenta Inori Aizawa, a mascote oficial do Internet Explorer

Nova mascote de anime oficial da Microsoft é parte da estratégia para manter o IE atualizado a partir no 9, e por tabela aumentar sua popularidade

10 anos atrás

inori-aizawa

Ainda que o Internet Explorer responda por mais de 58% da navegação na net (números de outubro), a maioria desses usuários ainda usa o IE8, que responde por 21,76%. Na sequência vêm o IE 10, com 18,94%. O IE 6, que a Microsoft faz de tudo para eliminar da face da Terra ainda responde por 5% do market share total, enquanto o IE 11 conta com apenas 1,49%, o que é compreensível já que o Windows 8.1 saiu há pouquíssimo tempo.

Para incentivar usuários a manterem seus navegadores atualizados a partir do Internet Explorer 9 e por tabela aumentar sua popularidade, a Microsoft repetiu a estratégia que utilizou no oriente com o Windows 7, 8 e até os serviços Silverlight e Azure: criou uma mascote oficial para o browser, chamada Inori Aizawa.

A Microsoft promoveu o lançamento de uma versão dedicada à mascote, chamada "Inori version" no Anime Festival Asia 2013 em Singapura, um evento de cultura pop. Ela inclusive tem uma página no Facebook e disponibilizou downloads no Skydrive. Para quem já possui o IE atualizado, basta acessar a home page da japinha para ter acesso a uma palhinha de como será a navegação, com feeds de de sites de animes e games mais voltados à cultura japonesa como Siliconera, Rocket News 24 e Otaku Magazine USA. Links da versão do IE personalizado ainda não foram liberados.

A página inicial fica assim

Claro que como a nova versão do browser foi lançada num evento de animes, ela também ganhou uma animação curtinha:

As OS-Tans (nome que se dão às versões antropomorfizadas e fofinhas de SOs, navegadores e etc) não é algo novo; surgiu obviamente no Japão numa lista de discussão do 2ch. Reza a lenda que os usuários do Windows Me reclamavam tanto de seus erros que o comparavam "a uma garota instável e problemática". Daí para alguém criar um avatar que refletisse o SO e a comunidade estendesse a brincadeira para outras plataformas e gadgets, foi um pulo. O conceito agradou tanto que gerou filhotes de sucesso, como a série de games Hyperdimension Neptunia.

A Microsoft lançou um mascote oficial pela primeira vez com o Windows 7, mas até então essas OS-tans eram restritas a produtos somente japoneses. É a primeira vez que uma japinha de anime para um de seus produtos é pensada para o público mundial. Se vai dar certo não sei, mas com certeza vai chamar a atenção, mesmo que pouca.

Fonte: Facebook via TNW.

relacionados


Comentários