Meio Bit » Arquivo » Indústria » Mais da metade dos aparelhos Android no mundo já roda alguma versão do Jelly Bean

Mais da metade dos aparelhos Android no mundo já roda alguma versão do Jelly Bean

Google divulga que mais da metade dos aparelhos ativados no mundo já roda alguma versão do Jelly Bean. E o futuro revela que a fragmentação da plataforma deve mesmo ser extinta.

10 anos atrás

fragmentAndroid

Uma das coisas que muitos críticos do Android mais bradam é a tal da fragmentação do sistema operacional do Google. Em junho de 2010, ficava até chato argumentar contra isso, dada a salada de versões, e que ainda por cima eram bem precárias.

Ainda bem que a tecnologia avança e hoje a realidade é outra. O Android Jelly Bean, nome dado inicialmente às versões 4.1.X, já utiliza um layer intermediário, para que a disparidade entre os aplicativos seja a mínima possível. Se você é developer da plataforma, sabe do que eu estou falando.

E esta edição do robô está se tornando cada vez mais popular. Demorou quase um ano e meio, é verdade, mas o Google agora pode dizer que a maioria absoluta dos Android ativos no mundo rodam ao menos alguma versão do Jelly Bean. 52,1% dos proprietários têm em sua mão um aparelho com o sistema na versão 4.1 ou superior. Pra sermos mais exatos, segundo os números divulgados pela empresa, a fatia desta edição é de 37,3%. Soma-se a isso os 12,5% do Jelly Bean 4.2 e 2,3% da versão 4.3. Ainda assim, a adoção do Android 4.2 duplicou desde agosto.

Screen-Shot-2013-11-03-at-8.14.41

Sabemos, no entanto, que o reinado do Jelly Bean deve ter curta duração. Isso porque o Android 4.4 KitKat chegará ao consumidor final ainda este ano. E a ideia da nova versão é justamente suportar o maior número possível de dispositivos Android, mesmo até alguns aparelhos mais antigos, e dar cabo à qualquer tipo de fragmentação.

Ainda assim, é certo que a compatibilidade irá aumentar muito, o que é bom para todos os usuários da plataforma, e nem tanto assim para quem ainda insiste - de forma leviana, para não dizer, ignorante - que o Android é um sistema ruim, complicado, atrasado, fragmentado ou qualquer outra falácia que o valha.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários